11h17min - 19 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h38min

Em sua estreia, Festival de Turismo de Ouro Preto movimenta trade turístico na cidade histórica

Para a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, festival é a grande vitrine de promoção dos destinos turísticos mineiros

O Centro de Convenções da UFOP recebeu, de 15 a 17 de outubro, o 1ª Festival de Turismo de Ouro Preto, a primeira feira comercial de âmbito nacional de Minas Gerais, com reunião de todo o trade turístico. No período, a cidade histórica foi palco de intensa programação, com palestras, mesas redondas, seminários, feira dos expositores, intercâmbio de informações e negócios.

A participação de vários parceiros do trade turístico nacional proporcionou oportunidades para firmar novas parcerias profissionais e trocar experiências. A Feira de Expositores, destaque do Festival, contou com mais de 70 estandes. Além disso, em estande da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Codemig, a Estrada Real, o Cadastur e a Prefeitura de Belo Horizonte, os visitantes puderam degustar queijos mineiros, doce de leite caseiro e goiabada cascão, bem característicos da gastronomia do estado.

Na oportunidade, a secretária adjunta da Setur-MG, Silvana Nascimento, destacou que o evento é um reflexo do turismo em Minas Gerais. “Este Festival é a grande vitrine de promoção dos nossos destinos turísticos. É a nossa inspiração para continuarmos o trabalho articulado entre todos os agentes envolvidos na atividade, sejam eles iniciativa privada, entidades ou governos”, apontou.

Silvana também aproveitou para apresentar a convidados, na solenidade de abertura, o novo Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br). Segundo ela, o portal é um espaço completo, no qual o turista encontra informações sobre o destino que deseja visitar, serviços como onde se hospedar, onde comer, o que visitar, mapas, entre outros atributos.

Para o secretario de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, o evento superou as expectativas. “O festival é resultado de um sonho que se iniciou em uma conversa com o presidente da ABAV-MG e o diretor da Fire. Ouro preto só tem a ganhar com a profissionalização do setor. Fico feliz em ver esse auditório lotado de profissionais e interessados no turismo”, destacou Vecchia, na solenidade.