Reforma Agrária

10h40min - 22 de Novembro de 2007 Atualizado em 07h34min - 01 de Julho de 2013

Emater debate serviços de Ates em Janaúba e Várzea da Palma

BELO HORIZONTE (22/11/07) - Será realizado na região de Janaúba, Norte de Minas, nesta sexta-feira (23) o Encontro dos Assentados de Reforma Agrária, que tem como tema "Construindo horizontes sustentáveis". Participarão moradores de oito assentamentos atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com serviços de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates).

A abertura do encontro será às 9h30, no auditório da Faculdade Vale do Gorutuba (Favag), na avenida Tancredo de Almeida Neves, no município de Nova Porteirinha.

Serão discutidas propostas com os assentados para 2008. O objetivo é conhecer demandas, necessidades e anseios das 406 famílias assentadas, levando em conta aspectos ético-políticos, sociais, ambientais e culturais. Na programação, também serão abordados temas como o cenário histórico e atual da reforma agrária, com a coordenadora estadual de Reforma Agrária da Emater-MG, Eugênia Mara Dias Gonçalves, além de questões ligadas ao associativismo em assentamentos, com o coordenador Estadual da Emater-MG, Eugênio Paccelli.

A meta é construir um documento, com a participação de agricultores assentados, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Emater-MG, prefeituras, sindicatos e órgãos afins. Para tanto, está programada uma dinâmica de trabalho com representantes das famílias assentadas, segundo o gerente regional de Janaúba, Valmisoney Moreira Jardim.

A coordenadora de Reforma Agrária, Eugênia Mara, lembra que em todas as regionais da Emater-MG estão acontecendo eventos semelhantes. O próximo será no município de Várzea da Palma, no dia 28 de novembro, quando será realizado um seminário sobre reforma agrária, abrangendo assentados das regionais Curvelo e Montes Claros. A proposta é que, em 2008, seja realizado um seminário estadual para condensar todas as discussões sobre Ates, hoje discutidas em nível regional e municipal, gerando um documento único.

Do encontro de Janaúba, nesta sexta-feira, participam o presidente da Emater-MG, José Silva, os prefeitos dos municípios de Matias Cardoso, Jaíba, Verdelândia, Janaúba, Nova Porteirinha e Porteirinha, além do representante do Incra, Alexandre Guimarães, entre outras autoridades.