15h12min - 04 de Maio de 2015 Atualizado em 15h11min

Emater-MG e parceiros trabalham no fortalecimento das organizações sociais rurais

Por meio de um circuito em várias cidades do Noroeste de Minas, organizadores socializam informações para planejamento estratégico

Arquivo/Emater
Durante o circuito têm sido abordadas diversas questões para ajudar os agricultores familiares

Promover o fortalecimento das organizações sociais rurais. Esses é o objetivo do Circuito Integrado de Organizações Sociais Rurais da Região Noroeste de Minas. O circuito é promovido pela Emater-MG e Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas, com o apoio de prefeituras e associações de produtores rurais. A iniciativa visa levantar propostas para melhorias no campo.

O circuito teve início em novembro de 2014 e terminará em janeiro de 2016. Ao todo serão 26 etapas que percorrerão 14 municípios. Por meio do circuito, os organizadores esperam socializar informações sobre políticas públicas, debater prioridades, definir diretrizes para a construção de um planejamento estratégico para o desenvolvimento regional sustentável e promover a integração entre as associações e produtores de diferentes comunidades rurais.

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Unaí, José Arcanjo Marques, “o circuito é uma ferramenta metodológica utilizada pela extensão rural na construção de um projeto de desenvolvimento regional sustentável”.

Durante o circuito têm sido abordadas diversas questões, como políticas econômicas e sociais, cenário e perspectivas para a agricultura familiar, reforma agrária, projetos estruturadores para o Noroeste de Minas, meio ambiente, diversificação da produção e profissionalização e sucessão da mão de obra na agricultura familiar.

“Nossa expectativa é obter um raio x da região no que diz respeito à organização e aos problemas, conhecer o grau de eficiência das políticas públicas, ouvir propostas e perspectivas dos agricultores. Esperamos consolidar um documento com essas questões, construído de forma coletiva e que nos auxilie na elaboração de diversos projetos de desenvolvimento social”, afirma José Marques.

De acordo com Marques, os agricultores do Noroeste de Minas enfrentam diversas dificuldades para desenvolverem suas atividades. Entre elas estão dificuldades de acesso à educação de qualidade, ferramentas e tecnologias ultrapassadas e excesso de burocracia nas linhas de crédito para mulheres.

Para o gerente regional da Emater-MG é preciso promover a organização dos agricultores, programas de capacitação continuados, desenvolver pesquisas tecnológicas apropriadas e adaptadas para a agricultura familiar, projetos individuais e coletivos de agregação de valor e organizar grupos de produção e comercialização, entre outras ações.

Ao final do circuito serão realizados dois seminários regionais para a apresentação dos resultados e  debates para a consolidação das propostas. As próximas etapas do circuito acontecerão nos dias 7 de maio, em João Pinheiro, e no dia 22 de maio, em Cabeceira Grande. Mais informações pelos telefones (38) 3676-5120/5120.