Agricultura

16h05min - 22 de Maio de 2015 Atualizado em 16h26min

Emater-MG promove novo encontro para abordar agroecologia e produção sustentável

Evento faz parte de uma série de encontros organizados pela Empresa e instituições parceiras, com foco no serviço de assistência técnica e extensão rural

Rafael Soal/Emater-MG
Ação abre espaço para discutir propostas, ações e projetos para o setor

Os principais desafios e propostas para a agroecologia foram debatidos, nesta sexta-feira (22/5), em mais um encontro promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, os participantes discutiram sobre o conceito de agroecologia, a produção sustentável de alimentos saudáveis e a necessidade de se ampliar a integração entre as instituições que atuam no setor agroecologia.

Os encontros sobre agroecologia fazem parte de eventos organizados pela Emater-MG e instituições parceiras, como forma de disseminar informações sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural. Na oportunidade, os grupos também apresentaram algumas propostas para o setor, que ajudarão a direcionar ações e projetos voltados para a agroecologia. As propostas têm como foco, por exemplo, trabalhar a agroecologia com os agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, visando potencializar a assistência técnica prestada atualmente pelas instituições ligadas ao setor.

“Entendemos que essa é um oportunidade de integração para firmarmos compromissos para uma agenda que, certamente, será importante para a transição agroecológica em Minas Gerais”, afirmou o coordenador geral de Inovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Hur Ben Corrêa da Silva.

“Essa reunião tem relevância para a aproximação interinstitucional e dos profissionais que atuam na área agroecológica. Tem também uma importância estratégica no alinhamento da Emater-MG com a política de governo e para alinhar as nossas ações com o MDA”, disse a gerente da Divisão de Programas e Projetos do Departamento Técnico da Emater-MG, Maria Auxiliadora Carvalho. “Estamos organizando com os participantes agendas regionais, ações e estratégias no âmbito estadual para identificarmos quais são as prioridades para tornar a agroecologia uma referência no trabalho de assistência técnica e extensão rural”, completou.

Debates

Desde abril, a Emater-MG tem promovido encontros com representantes de diversas instituições ligadas ao trabalho de assistência técnica e extensão rural. O objetivo é identificar as oportunidades de cooperação entre a empresa e órgãos dos governos estadual e federal. “Com esses encontros estamos estruturando uma agenda de atividades que atenda aos grandes temas e desafios da agropecuária mineira. É importante ampliar o tratamento das questões do campo pela Emater-MG”, destaca o presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil.

“O principal desafio é a mentalidade de que esse modelo de agricultura que está aí é o único possível e que não existem alternativas. Nós estamos há 30 anos no Brasil construindo uma proposta agroecológica. Temos propriedades  produzindo sem veneno, produzindo água e qualidade de solo e com diversidade”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Irene Maria Cardoso.  "O marco é que a gente está fazendo essa discussão dentro da Emater-MG. É um momento de deslumbrarmos os potenciais e os desafios para a construção da agroecologia, sabendo que precisamos da extensão, da pesquisa e do ensino de uma forma entrelaçada”, completa.

No encontro desta sexta-feira (22/5), participaram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), Emater-MG e coordenadores de Núcleos de Agroecologia de universidades e institutos federais. Cada grupo apresentou sua experiência na agroecologia como, por exemplo, o controle agroecológico de pragas e doenças. Os participantes relataram as ações desenvolvidas por eles e as principais dificuldades do setor.