12h00min - 29 de Abril de 2015 Atualizado em 12h09min

Emater-MG terá plantão técnico durante a Expozebu 2015

Empresa também mobiliza produtores para participar da Expozebu Dinâmica e conhecer novas tecnologias

Divulgação/Emater
Exibição de raças zebuínas durante o evento realizado em anos anteriores

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa de 3 a 10 de maio, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, da 81ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (Expozebu). Técnicos da empresa estarão à disposição dos produtores em um estande do Governo de Minas, que será montado no Parque Fernando Costa. O plantão irá funcionar todos os dias das 9h às 21h.

A equipe da Emater-MG irá atender e orientar os produtores nas questões relacionadas à assistência técnica e extensão rural. Também estarão no estande representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A Expozebu 2015 é um polo de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite produzidos no país. Além de exposição e julgamento de animais das raças zebuínas, leilões, shoppings, concursos leiteiros, entre outras atividades técnicas, a feira reúne empresas de diversos segmentos, com destaque para as que compõem o setor produtivo do agronegócio.

Como faz todos os anos, a Emater-MG mobiliza produtores do município de Uberaba e região para apresentar as novidades do setor. O gerente regional da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus, explica que somente as caravanas deverão mobilizar mil produtores, a maioria da agricultura familiar. “A empresa está colaborando ativamente na divulgação do evento e junto com os parceiros municipais”, destaca.

Expozebu Dinâmica

Além do estande no Parque Fernando Costa, a Emater-MG estará presente na Expozebu Dinâmica. Um evento técnico que será realizado na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, de 6 a 8 de maio, também em Uberaba.

A Expozebu Dinâmica é uma vitrine tecnológica que tem como foco a disseminação das mais modernas tecnologias nas áreas de pecuária de corte e leite voltadas ao pequeno, médio e grande produtor rural. De acordo Gustavo Laterza, no espaço da estância, os produtores terão a oportunidade de ver na prática, por exemplo, soluções de equipamentos e métodos para ensilagem de milho e forragens; enfardadeiras; modelos de consorciamento; novas cultivares; máquinas e equipamentos para todas as categorias de produtores; plantadeiras; como implantar a técnica da Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) em uma propriedade, ou ainda como construir uma fossa séptica, utilizando a tecnologia de tanque de evapotranspiração (Tevap), entre outras técnicas.

Programação

A abertura oficial da Expozebu será no próximo domingo (3/5), às 10h, no palanque oficial do Parque Fernando Costa. Antes, no sábado (2/5), às 19h,  será lançado o Centro de Referência da Pecuária Brasileira, um portal onde será disponibilizado para consulta de produtores, técnicos estudantes, com a colaboração da Emater-MG, várias informações e artigos de história, cultura, tecnologia e mercado sobre pecuária bovina. A programação completa do evento pode ser conferido no site da ABCZ: www.abcz.org.br.