09h08min - 02 de Junho de 2015 Atualizado em 11h11min

Emater-MG viabiliza compra de equipamentos, implementos e insumos na Fenamilho

Objetivo é assessorar aelaboração de projetos de obtenção de crédito junto a agentes financeiros. Público estimado é de 450 mil visitantes, em Patos de Minas

Divulgação/Seapa
A região de Patos de Minas é uma das principais produtoras  de milho do país. Trabalho da Emater-MG viabiliza compra de máquinas
A região de Patos de Minas é uma das principais produtoras de milho do país. Trabalho da Emater-MG viabiliza compra de máquinas

Produtores do Alto Paranaíba terão a oportunidade de conhecer e adquirir o que há de mais recente em tecnologias para o agronegócio dentro da programação da Feira Nacional do Milho (Fenamilho), que acontece até o próximo sábado (6/6), em Patos de Minas.

Técnicos da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) estarão presentes na Feira do Agronegócio (Agrofena), que acontece dentro da Fenamilho, em estandes de orientação e compra para produtores.

O objetivo é assessorar aelaboração de projetos de obtenção de crédito junto a agentes financeiros para a compra de máquinas como tratores, colheitadeiras, implementos agrícolas e equipamentos para agricultura familiar.

Também estrão à venda insumos como ração, fertilizante, defensivos agrícolas, bombas, motores para irrigação, além de outros produtos para o campo.

Segundo o gerente regional da Emater em Patos de Minas, Sérgio Glicério, a feira facilita a viabilização imediata da compra dos equipamentos.

“Os projetos com a chancela da Emater têm prioridade de crédito no Banco do Brasil, que é nosso parceiro. Com isso conseguimos viabilizar a parte financeira para a agricultura familiar”, observa Glicério.

De acordo com o gerente, apenas entre fevereiro e maio de 2015, os projetos da Emater-MG já viabilizaram a contratação e aplicação de R$ 40 milhões em crédito na região, incluindo a compra de maquinário e outros investimentos nas propriedades.

Em 2014, os aportes chegaram a R$ 180 milhões e os projetos elaborados pela Emater-MG já viabilizaram a aquisição de 402 tratores por agricultores familiares nas últimas três edições da Agrofena, que, apenas em 2014, gerou faturamento de R$ 52 milhões.

Festa do Milho

A Fenamilho chega a sua 57ª edição, consagrada como a maior festa de Minas Gerais, renomada por seus eventos culturais e seu volume de negócios. Com uma estrutura de 130 mil metros quadrados, deve atrair este ano 450 mil visitantes.