Copa do Mundo

17h52min - 27 de Março de 2014 Atualizado em 17h54min

Embaixador diz que Minas deve receber três mil torcedores belgas durante a Copa

Jozef Smets participou de encontro com o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, nesta quinta-feira, na Cidade Administrativa

Alexandra Martins/Setes
Embaixador Jozef Smets recebe livro sobre belezas de Minas das mãos do secretário Tiago Lacerda

O embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, informou que cerca de três mil torcedores belgas devem vir a Belo Horizonte para a partida contra a Argélia, durante a Copa, no dia 17 de junho, no Mineirão. O diplomata adiantou a informação em visita ao secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, na tarde desta quinta-feira (27/03), na Cidade Administrativa. O encontro teve temas variados, como as relações comerciais entre Minas Gerais e a Bélgica, segurança na Copa, a obra de ampliação do Aeroporto de Confins e a preparação do Estado para o Mundial. “Não há a menor preocupação de nossos representantes com a preparação de Minas para a Copa. Nos impressiona o profissionalismo com o qual vocês tratam o tema”, elogiou Smets.

O embaixador destacou o interesse do país em investir no Estado. “A Copa tem sido uma excelente oportunidade para ampliarmos nossas relações comerciais. Queremos estreitar ainda mais esses laços após o evento. Vimos que Belo Horizonte é uma cidade que expira prosperidade econômica”, disse. Outro ponto de destaque da agenda foi a criação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que integra forças de segurança do município, estado e governo federal. “Será muito importante acompanharmos a operação da chegada da Seleção Belga à cidade. Com certeza, esse centro é um diferencial de Minas Gerais, bastante fundamental e pioneiro”, pontuou Smets.

O secretário Tiago Lacerda apresentou o status da obra de expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. “É a única obra para a Copa que não estará pronta. Esse cenário nos preocupa”, expôs. O diplomata completou que os torcedores belgas deverão viajar de ônibus do Rio de Janeiro a Belo Horizonte. “Estamos esperando essa quantidade, de aproximadamente 2.700, mas pode ser que venham mais torcedores porque sempre há aqueles que viajam apenas pela festa, mesmo sem ter ingressos. Eles chegaram no Rio para depois se deslocarem até Minas”, disse Smets.

O segundo confronto da Bélgica será contra a Rússia, no dia 22, no Rio de Janeiro. O último da fase de grupos será contra a Coreia do Sul, em São Paulo no dia 26 de junho.