Copa do Mundo

12h35min - 13 de Março de 2014 Atualizado em 15h05min

Embaixadores conhecem preparativos de Minas Gerais para a Copa em Brasília

Segurança e saúde foram o foco da apresentação feita pelo secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, e o coronel Wilson Chagas

Francisco Medeiros/ME
Secretário Tiago Lacerda com o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda

A preparação da Copa do Mundo em Minas Gerais foi apresentada a embaixadores dos países que participam do evento em reunião nesta quinta-feira (13), no Ministério do Esporte, em Brasília. Segurança e saúde foram o foco da apresentação feita pelo secretário de Estado de Turismo e Esportes (Setes), Tiago Lacerda, e o coronel Wilson Chagas, coordenador do Núcleo de Operações da Setes. O encontro foi marcado ainda pela presença do prefeito Marcio Lacerda e de representantes da Secretaria Municipal da Copa (SMCopa).

Quatro jogos, envolvendo oito países, marcam a fase de grupo da Copa no Mineirão, em junho: Colômbia x Grécia, no dia 14; Bélgica x Argélia, no dia 17; Argentina x Irã, no dia 21, e Costa Rica x Inglaterra, no dia 24. Diplomatas de vários países visitaram recentemente o secretário Tiago Lacerda, como Argélia, Irã, Alemanha, Chile, Uruguai, Holanda, Austrália, Reino Unido, Japão e Grécia.

O principal objetivo da agenda diplomática é compartilhar informações relativas a planos operacionais de segurança da sede, além de dados de utilidade pública sobre o local. Para a Copa do Mundo, as embaixadas têm exercido a função de canal de transmissão de informações sobre o Brasil a seus cidadãos.

Um dos aspectos locais que mais atrai atenção desses corpos diplomáticos é a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em funcionamento desde março de 2013, na Cidade Administrativa. A central de operações reúne, em um mesmo espaço, 23 instituições diversas, entre municipais, estaduais e federais, para decisões imediatas sobre assuntos relativos à segurança pública de todos os cidadãos, sejam moradores locais ou turistas, viabilizando a tomadas de decisões ágeis, rápidas e inteligentes em situações de emergência.

O espaço centraliza imagens de todas as câmeras instaladas na capital mineira – sejam da Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagem ou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, por exemplo. O CICCR de Minas Gerais foi o primeiro do Brasil a ser inaugurado. Hoje, além de Belo Horizonte, apenas o Rio de Janeiro possui estrutura semelhante. O Centro foi utilizado com êxito na Copa das Confederações, será utilizado na Copa do Mundo e, principalmente, ficará como legado para a segurança pública do estado de Minas.

Por outro lado, tais visitas são momentos para também conhecer o perfil social dos torcedores estrangeiros. Entre os mais fieis seguidores de sua seleção este ano, segundo tal termômetro, são os holandeses. Eles estacionam um mini trio elétrico laranja para animar a torcida antes do jogo marcado numa praça próxima ao estádio, a inventada Orange Square. Os argentinos, conhecidos pela paixão pelo futebol, também deverão falar uai em breve. A embaixada estima um número de 20 mil argentinos em Belo Horizonte, uma vez que a Seleção Argentina escolheu a Cidade do Galo como sede. Muitos deles devem viajar em ônibus, partindo de Porto Alegre em direção à capital mineira. Os ingleses também valorizam o histórico da presença da Seleção Inglesa em Minas Gerais. Na Copa de 1950, a seleção escolheu Nova Lima como sede.

O clima da capital, a gastronomia e a estrutura do estádio Mineirão são constantemente elogiados pelos representantes diplomáticos britânicos em visitas constantes ao Estado. Já o governo argelino vai presentear cerca de 1.000 torcedores com custeio de passagem à capital mineira no dia do jogo da seleção contra a Bélgica. “É enorme nossa satisfação com a repercussão que nossa preparação para a Copa gera entre os diplomatas. Os quesitos segurança e saúde nos enchem de orgulho”, destaca Tiago Lacerda.