15h42min - 14 de Setembro de 2015 Atualizado em 15h45min

Emissão de Carteira de Identidade nas UAIs Praça Sete e Barro Preto será agendada a partir de outubro

O serviço será realizado apenas com marcação prévia. Com a medida, a Seplag implanta o sistema de agendamento em todas as UAI’s da capital e da RMBH

A partir do dia 1º/10, o serviço de emissão de carteira de identidade será realizado nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI’s) da Praça Sete e do Barro Preto apenas com agendamento prévio. Com a medida, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) implanta o sistema de agendamento online para emissão do documento em todas as UAI’s da capital e da Região Metropolitana.

O agendamento será realizado por meio do endereço eletrônico www.mg.gov.br/agendamento e os horários para as duas unidades começam a ser disponibilizados no sistema no dia 22 deste mês.

“A iniciativa vai melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão mineiro, proporcionando um atendimento mais humanizado e organizado. Agora, ao invés de aguardar atendimento durante longos períodos na unidade, a pessoa será atendida com dia e horário marcados, podendo se planejar com antecedência”, explicou o coordenador Especial de Gestão das UAI, Itaner Debossan.

As UAI’s manterão o mesmo volume médio de atendimentos diários, distribuídos de acordo com a capacidade operacional das unidades e o horário de funcionamento, evitando que o solicitante aguarde durante longos períodos na unidade.

Nos casos em que o cidadão não encontrar vaga para agendamento e necessite do atendimento com urgência, como motivo de saúde, viagem, emprego, entre outros, após as devidas comprovações e análise da supervisão local, o serviço poderá ser realizado fora da agenda.

Resultados

Atualmente, cinco das 28 UAI’s realizam o atendimento por meio de agendamento: Barreiro, Uberlândia, Betim, Venda Nova e Juiz de Fora. Na capital, faltavam apenas as unidades da Praça Sete e do Barro Preto.

A comparação dos resultados mostra o benefício para o cidadão. “Enquanto na UAI Praça Sete o tempo médio de espera em julho foi de 2 horas, chegando a picos de espera de 4 horas, nas unidades onde o serviço é agendado o tempo médio de espera varia entre 4 e 16 minutos”, afirmou Itaner Debossan.

A UAI Praça Sete realiza hoje cerca de 680 atendimentos para emissão de Carteira de Identidade por dia. Na UAI Barro Preto, a média é de 350 atendimentos. Com o agendamento online, a Seplag garante que as UAI’s manterão a média diária de emissão do documento. Além disso, a Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs está promovendo, juntamente com o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais, treinamentos que vão possibilitar o aumento do número de atendimentos diários ainda este ano.

Mudanças na gestão das UAIs

As UAI’s estão passando por um período de mudança em sua gestão. O foco da equipe responsável pela gestão das unidades é a melhoria contínua dos serviços prestados e a redução de custos. Outro aspecto importante é o estreitamento do relacionamento entre os órgãos do Estado que prestam serviços nas UAI’s.

Com medidas simples, como a redução de equipamentos ociosos e da rede de computadores e mudança na forma de suprimento das unidades, o governo do Estado já conseguiu reduzir, em média, 31% dos custos de todas as UAI’s.