Copa do Mundo | Economia / Desenvolvimento

16h31min - 16 de Junho de 2014 Atualizado em 16h31min

Empresários belgas conhecem potencialidades de negócios em Minas Gerais

No encontro Negócios na Copa, no BDMG, representantes do Governo do Estado apresentam perspectivas de investimentos a estrangeiros

Nesta segunda-feira (16/06), cerca de dez empresários belgas dos ramos de tecnologia, eletrônicos, mídia e consultoria conheceram as principais características de Minas Gerais e suas vantagens competitivas como um destino de negócios e investimentos. O encontro Negócios na Copa, realizado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, foi organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

O evento teve o objetivo de apresentar aspectos do Estado que o tornam um local atraente para a prospecção de negócios estrangeiros, como sua infraestrutura, localização, bom desempenho econômico e seu mercado pulsante e crescente. Representantes de empresas belgas como Barco Ltda., Brussels Invest & Export, Wateleau, Belgobras e Price PWC participaram do encontro.

A apresentação do INDI, feita pela analista de promoção de investimentos do instituto, Letícia Vargas Bento, destacou as razões e vantagens para investir em Minas - dentre elas, a localização estratégica do estado, a economia robusta e sólida, sua mão de obra qualificada e capacitada e uma infraestrutura caracterizada de aspectos como a maior malha rodoviária do Brasil e a maior companhia energética da América Latina, a Cemig. O diretor de prospecção de negócios do INDI, Paulo Eduardo Fernandes de Almeida, também estava presente.

Para o diretor executivo da Belgobras, Michel Julien Vreysen, Minas é uma “excelente base” para negócios. “A proximidade com os outros grandes centros, a hospitalidade do povo mineiro e a desburocratização dos procedimentos fazem do Estado um bom lugar para morar e investir”, ponderou.

O embaixador da Bélgica no Brasil, Josef Smets, destacou também o profissionalismo e a organização dos mineiros. Segundo ele, a embaixada vem realizando, junto com a Fundação Dom Cabral e o Centro de Estudos Europeus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um intercâmbio de informações e a promoção de contatos entre as universidades belgas e mineiras.

O chefe de Gabinete da Setes, Mário Guimarães, e a subsecretária de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, representaram o Governo de Minas. A apresentação da pasta, feito pelo técnico da diretoria de pesquisa, informação e estatística da Setes, Raul Suhett, mostrou aos belgas um pouco do jeito mineiro de ser e de viver. A apresentação abordou a gastronomia, a cultura, osespaços para eventos e a infraestrutura hoteleira e esportiva de Minas Gerais.