Casa Civil | Governo

13h10min - 19 de Abril de 2013 Atualizado em 10h53min - 30 de Junho de 2013

Empresas com selo sustentável receberão pontuação extra no processo seletivo para eventos na capital

A certificação elevará Belo Horizonte a um patamar diferenciado em relação às outras sedes da Copa das Confederações no quesito sustentabilidade

Os eventos a serem realizados em Belo Horizonte no período de 1º a 30 de junho deste ano concorrerão a auxílios financeiros que variam de R$ 16,2 mil a R$ 200 mil. Para a obtenção do benefício, as empresas participarão de um processo seletivo, no qual receberão oito pontos se apresentarem o certificado Selo Evento Sustentável, outorgado pelo Governo de Minas.

Para conseguir o Selo Evento Sustentável os proponentes devem encaminhar, com antecedência, o pedido de avaliação do evento protocolando os projetos na Subsecretaria de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, (Seccri). É necessário listar as ações consideradas sustentáveis e descrever como contribuirão para preservar o meio ambiente, promover a cultura e o desenvolvimento social.

As inscrições para o processo seletivo foram abertas pelo edital Chamamento Público para Concessão de Subvenção a Eventos Realizados no Período do Mega Evento Esportivo em Junho 2013, publicado no Diário Oficial do Município. Uma parceria realizada entre Seccri e prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), formalizou a inserção do Selo Evento Sustentável no edital. A certificação elevará Belo Horizonte a um patamar diferenciado em relação às outras cidades-sedes da Copa das Confederações no quesito sustentabilidade.

O Selo Evento Sustentável foi instituído pelo decreto nº 45.815 do Governo de Minas e regulamenta o procedimento para o reconhecimento da sustentabilidade ambiental, social e cultural de eventos artísticos, técnicos e comemorativos ou similares. A sustentabilidade de eventos associa a sua realização à produção de bens e serviços que geram empregos, à aplicação de pesquisas e tecnologias adequadas. Além disso, promove o respeito ao planeta e às futuras gerações. Os eventos aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional, bem como consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.

Segundo o edital da Belotur, para fins de deliberação quanto à sustentabilidade do evento, serão considerados critérios tal como considerar a estratégia ambiental no planejamento e operação dos eventos, tendo como meta a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Para mais informações sobre o Selo Evento Sustentável, acesse o site: www.casacivil.mg.gov.br/eventosustentável.