15h03min - 03 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h00min

Empresas espanholas visitam a Funed em busca de parcerias na área de biotecnologia

Fundação mineira é referência internacional em serviços de vigilância em saúde, diagnósticos e análises laboratoriais

A implantação de diagnóstico molecular para câncer hereditário poderá ser a primeira parceria entre a Fundação Ezequiel Dias (Funed) com uma empresa da Espanha: a AC-GEN. A empresa visitou a sede da Funed esta semana (02/12), juntamente com outras companhias espanholas da área de biotecnologia.

A missão delas no Brasil, especialmente em Minas Gerais, foi realizada com o apoio da Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia (Ambiotec) e teve como objetivo a troca de informações, experiências e identificação de parcerias para cooperação técnica e transferência de tecnologia nas áreas de diagnóstico de doenças e ensaios de vigilância sanitária.

De acordo com o presidente da Funed, Francisco Antônio Tavares Júnior, a instituição é referência nas ações de vigilância em saúde, com serviços de diagnósticos e de análises laboratoriais – daí seu reconhecimento internacional. “A Funed já está inserida no contexto da biotecnologia do país, com desenvolvimento de pesquisas nessa área e de medicamentos biológicos, de alta complexidade industrial. Este ano, regulamentamos a Lei da Inovação no âmbito da Funed e estamos em busca de parcerias para transformar conhecimentos em produtos e resultados efetivos para os cidadãos”, observa Júnior.

A visita na Funed foi dividida em dois momentos: inicialmente, os representantes visitaram os laboratórios do Instituto Octávio Magalhães (IOM) e da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Na sequência, houve uma palestra sobre Regulação Sanitária no Sistema Único de Saúde (SUS), ministrada por Maria Goretti, da Secretaria Estadual de Saúde.

A Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Esther Margarida Bastos, está otimista com os possíveis desdobramentos deste contato. “Os visitantes ficaram impressionados com os estudos que são realizados na Fundação envolvendo a biodiversidade brasileira, como produtos de abelhas, venenos de serpentes e plantas medicinais”, relata.

A coordenadora executiva da Ambiotec, Vanessa Silva da Silva, disse que o encontro foi importante para as empresas e ressaltou que a visita na Funed foi a primeira de muitas outras. “A Fundação Ezequiel Dias entrou nesse roteiro pela competência com que presta serviços na área da saúde e de biotecnologia. É uma entidade que pode realizar diversas parcerias internacionais, porque tem um corpo técnico competente e tem expertise e alto nível de excelência na área laboratorial e também é parceira da Ambiotec”, aposta.

Os representantes das empresas espanholas também visitaram outras empresas em BH como Hospital Risoleta Neves e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC).

Missão Espanha

A Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (AMBIOTEC) recebeu em Belo Horizonte, nos dias 1 e 2 de dezembro, sete empresas espanholas de biotecnologia. Os objetivos dessas visitas foram aprender sobre o Sistema Único de Saúde do Brasil e fazer uma rodada de negócios para identificar potenciais parceiros.

A Missão Espanha é uma realização da Ambiotec com parceria Fundação Hospitalar Estado de Minas Gerais (Fhemig), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Funed.

As empresas que representadas são: Operon, Biokit, Ingenasa, Secugen, Nimgenetics, Ac - Gen e Labgenetics.