15h17min - 14 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h23min

Encontro fortalece as relações comerciais entre a Itália e Minas Gerais

Empresários são homenageados com Medalha Itália Affari. Negócios entre o Brasil e o país europeu se mostram cada vez mais robustos

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participou, nesta quinta-feira (13/11), da 9ª edição da entrega da Medalha Itália Affari, realizada no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, homenageou personalidades brasileiras e italianas que colaboraram ativamente para a intensificação e fortalecimento das relações entre Itália e Brasil.

Neste ano, três personalidades foram homenageadas: o presidente da Ortemg e CNI, Robson Braga de Andrade, o presidente da Fincantieri e embaixador da Itália no Brasil no período de 2000 à 2004, Vincenzo Petrone, e o presidente do Grupo Rima, Ricardo Vicintin. O ex-presidente da Câmara Italiana, Giacomo Angelo Regaldo recebeu homenagem póstuma - faleceu em agosto de 2014.

“São merecedores da Medalha Affari aquelas personalidades que efetivamente contribuem para o desenvolvimento mútuo. Aqueles que buscam ativamente o fortalecimento das relações políticas e econômicas entre Minas, o Brasil e a Itália”, disse o secretário.

Narcio Rodrigues ressaltou as relações comerciais entre o Brasil e a Itália, que se mostram cada vez mais robustas, com crescente participação de Minas Gerais nessa conta. “Em 2013, as exportações de Minas Gerais para a Itália totalizaram quase 950 milhões de dólares – um crescimento de 15% em relação ao ano anterior”, afirmou o secretário, lembrando que as empresas italianas hoje são importantes consumidoras do minério de ferro, do café e das carnes produzidas no estado.

Também participaram da solenidade o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e convidados dos cenários político e econômico mineiro, como empresários italianos, sócios da câmara, membros da comunidade italiana no estado e representantes da região da Campânia vieram reforçar os laços institucionais e comerciais com Minas Gerais.

Relações Minas-Itália

Minas Gerais foi um dos maiores receptores de imigrantes italianos no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. Desde o início da imigração para a colheita de café, há uma forte presença italiana no Estado. Entre as várias contribuições destacam-se os trabalhos de construção da nova capital, Belo Horizonte, e para o desenvolvimento do polo automotivo e mecânico na Região Metropolitana.

Hoje, a Itália é um dos principais parceiros comerciais de Minas. Em 2013, as exportações mineiras para o país europeu totalizaram US$ 945,65 milhões, apresentando crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior.

Ao todo, foram exportados 332 produtos, com destaque para o minério de ferro, responsável por 38% dos embarques para a Itália. Outros produtos da pauta são café, motores para automóveis, celulose, entre outros. Minas Gerais sedia empresas italianas de destaque em vários segmentos, como o Grupo Fiat, Aetha e Sada (automotivo), Ferrero Rocher (alimentos), Almaviva (serviços de call center), entre outras.

Na área cultural, associações de descendentes organizam encontros no interior e na capital para promover a Itália. A maior concentração de ítalo-mineiros se dá em Belo Horizonte, no Sul do estado e na Zona da Mata. Há uma presença forte ainda de instituições, como consulados, escolas italianas, câmara de comércio, associações culturais, que trabalham em conjunto para preservar e divulgar a cultura italiana.