Gestão

15h29min - 22 de Maio de 2014 Atualizado em 15h35min

Encontro na Cidade Administrativa promove debate sobre o Centro de Serviços Compartilhados

Reunião do Grupo Somar foi realizada nesta quinta e contou com a presença da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que destacou o pioneirismo da iniciativa

Flávia Costa
Secretária Renata Vilhena reforçou o ineditismo da implantação de um CSC em governos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), sedia pela primeira vez uma reunião do Grupo Somar, para discussão de assuntos pertinentes aos Centros de Serviços Compartilhados. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (22/05) e contou com a presença da secretária Renata Vilhena.

O Grupo Somar é formado por executivos de grandes empresas e instituições que buscam, por meio dos encontros, soluções para os desafios enfrentados pelos Centros de Serviços Compartilhados. O Somar se reúne para promover o intercâmbio de experiências e informações, ampliar conhecimentos, além de identificar e divulgar as melhores práticas em gestão dos Centros. O Governo de Minas, por meio da Seplag, integra o Grupo desde março de 2014, em função da implantação do CSC na Cidade Administrativa, em andamento.

A secretária Renata Vilhena falou aos convidados sobre a gestão do Governo de Minas, destacando as peculiaridades do poder público e, ao mesmo tempo, a similaridade com a iniciativa privada, com destaque para a profissionalização dos servidores, estabelecimento de metas e indicadores por meio do Acordo de Resultados e o monitoramento constante das ações.

Além disso, Renata Vilhena reforçou o ineditismo da implantação de um Centro de Serviços Compartilhados em governos e a importância da troca de experiências para o alcance de bons resultados. “Como somos o primeiro governo brasileiro a implantar um Centro de Serviços Compartilhados, temos muito a aprender com vocês, executivos da área técnica e de gestão de CSCs”, ressaltou.

O esforço do Governo em otimizar gastos, sempre com vistas a prestar melhores serviços aos mineiros, também foi pontuado pela secretária. “Estimamos uma economia anual de aproximadamente R$ 16 milhões a partir do início das operações do CSC. Assim, mais uma vez, estaremos colocando em prática um lema do Governo: gastar menos com a administração para investir mais no cidadão”, destacou.

O CSC do Governo de Minas

A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri, apresentou aos participantes o projeto do Governo de Minas. “O CSC está sendo implantado para otimizar e padronizar a prestação de serviços internos e fortalecer as atividades estratégicas dos órgãos lotados na Cidade Administrativa”, explicou.

A partir de junho, o CSC será responsável por atividades de áreas-meio, atualmente realizadas de forma distinta por 36 órgãos, entre elas gestão de compras, execução de despesas, guarda documental, protocolo e gestão de viagens a serviço. “A partir da implantação do CSC, vamos liberar a parte operacional do órgão para que ele se dedique às áreas finalísticas”, explicou Adriane Ricieri.

O CSC integra o Programa Estruturador Descomplicar – Minas Inova, do Governo de Minas, que desde 2007 desenvolve ações de desburocratização e simplificação de procedimentos da administração pública, facilitando as relações do Estado internamente, com os cidadãos e com as empresas.

Grupo Somar

Grandes empresas e instituições como o Grupo Algar, Grupo Anima, Brasil Kirin, Brasil Pharma, Sicredi, BRMALLS, Firjan, Endesa Brasil, ThyssebKrupp, John Deere, Walmart Brasil, Grupo LWART, Renner, Grupo Libra, Rede Globo, Alstom, Grupo Orguel e ADM Brasil compõe o Grupo Somar.