Minas por Região
Agricultura

16h59min - 20 de Maio de 2015 Atualizado em 17h35min

Encontro reúne cafeicultores em São Sebastião do Paraíso

Temas como o controle de doenças em regiões de altitude e a poda do cafeeiro foram abordados

Samantha Mapa/Epamig
Cultivar de café Paraíso é resistente à ferrugem, uma das principais doenças da região
Cultivar de café Paraíso é resistente à ferrugem, uma das principais doenças da região

Tecnologias para a produção de café foram apresentadas para mais de 250 participantes do 10º Encontro Tecnológico do Café, realizado nessa quarta-feira (20/5) em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, um dos grandes produtores de Minas Gerais. Temas como o controle de doenças em regiões de altitude, a poda do cafeeiro e as características das cultivares foram abordados na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Cafeicultores também conheceram as características de cultivares de café Paraíso e de um nova variedade que será lançada durante a Expocafé, maior feira do ramo, realizada entre os dias 30 de maio e 3 de junho, em Três Pontas. Segundo o pesquisador Walter Adão, a cultivar Paraíso é resultado do cruzamento entre a cultivar Catuaí Amarelo, muito cultivada nesta região, e seleção de híbrido de Timor, que traz características como resistência à ferrugem e nematóide, com destaque para o vigor vegetativo e alta produtividade.

No Sítio Alto da Serra, o produtor rural Silvio Dutra produz café e leite. O café é sua renda principal, com produção média de 1.200 sacas por ano, em uma área de cerca de 1.100 metros de altitude. Ele possui diferentes cultivares de café em sua lavoura e, nos últimos três anos, introduziu novos materiais para teste. “Tive bons resultados com as cultivares Catiguá MG1 e MG3. Tiveram rápida formação dos pés, com produção de grãos graúdos”, afirmou.

O controle de doenças foi outro importante assunto discutido pelos cafeicultores. O pesquisador Vicente Carvalho ressaltou a importância de o cafeicultor escolher um bom produto para o controle de doenças. Segundo o pesquisador é necessário o monitoramento do talhão para saber o índice de ferrugem para um controle efetivo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato