Segurança / Defesa Social

14h10min - 23 de Março de 2015 Atualizado em 11h09min - 24 de Março de 2015

Ensino Integrado da Seds registra o terceiro maior número de inscritos na Rede Senasp

Dentre os alunos matriculados, nos 71 cursos gratuitos, há diversos profissionais do Sistema de Defesa Social

O Núcleo de Ensino Integrado da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) está com 7.452 alunos inscritos, para o 33º Ciclo de Cursos da Rede Nacional de Ensino a Distância, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Rede EAD–Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Minas Gerais ocupa neste ciclo o terceiro lugar nacional em número de inscritos, tendo à frente São Paulo, com 9.866, e Goiás,  que tem 11.224 inscritos.

Dentre os alunos matriculados nos 71 cursos gratuitos há diversos profissionais do Sistema de Defesa Social, como policiais militares, policiais civis, agentes de segurança penitenciária e socioeducativa e ainda servidores administrativos. As aulas começaram no dia 2 de março e terminam no dia 22 de abril. Para o próximo ciclo as inscrições estarão abertas de 11 a 17 de maio e as aulas acontecerão de 15 de junho a 3 de agosto.

A tutora master da Rede de Ensino a Distância da Seds, Juliana de Souza Mundim, explica que os cursos são abertos tanto para os efetivos quanto para os do recrutamento amplo e abrangem uma variedade de conhecimentos, como gerenciamento de crises, balística forense aplicada, idiomas, crimes cibernéticos, emergência pré-hospitalar e muitos outros. “Os conteúdos são consistentes e os tutores são profissionais altamente qualificados”, ressalta Juliana.

Exigência

Os tutores têm um papel fundamental na realização dos cursos da Rede EAD-Senasp e todos eles foram alunos no ensino a distância. É o exemplo de Fabiane Cristina dos Santos Silva, que já concluiu quase 30 cursos e hoje é tutora nos cursos de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e no de  Educação para o Trânsito. Ela é cabo da Polícia Militar em Itaúna, formada em Direito e tem especialização em Dependência Química. “Os alunos, de um modo geral, são empenhados e participam dos momentos de debates online, mas desde a abertura dos cursos fico atenta se estão acompanhando os conteúdos. Passo mensagens e até telefono, se for preciso”, ressalta a tutora.

A troca de experiências entre profissionais de segurança de todo o Brasil é destacada por Fabiane, que já foi tutora em um curso no qual havia integrantes de 11 estados. “Isso possibilita ir além do que vemos na mídia, em termos de segurança. Ficamos sabendo diretamente de policiais de todo o país sobre projetos de segurança e diferentes realidades sociais.”

Os conteúdos programáticos são preparados de acordo com as necessidades profissionais da atuação dos alunos ou por exigências legais para exercício de alguma atividade. Na época em que a tutora Fabiane ainda era aluna, fez o curso de Enfrentamento da Exploração de Crianças e Adolescentes. “Foi bem proveitoso, pois atuava no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e pude utilizar os conhecimentos do curso.”

Dedicação

Na Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte trabalha uma escrivã da Polícia Civil com 10 cursos concluídos. “Procuro não apenas aqueles relacionados com as ações da delegacia onde exerço minhas funções, mas busco uma formação mais ampla, dentro da minha realidade profissional”, relata Siomara Aparecida Tinoco da Silva.

Entre alguns cursos na lista da escrivã Siomara estão o de Crimes Cibernéticos, Lei Maria da Penha e até o de Crime Ambiental. Ela estuda nos fins de semana e reforça o objetivo principal da Rede Nacional de Ensino a Distância do Senasp, que é “viabilizar o acesso à capacitação continuada, independentemente das limitações geográficas e temporais”. A diretora do Núcleo de Ensino Integrado da Secretaria de Defesa Social, Shirley Ferreira, destaca que os cursos “têm uma função estratégica no fortalecimento das políticas de integração do Sistema de Defesa Social”.