Esportes

14h03min - 05 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 14h05min

Equipe britânica de canoagem treina para as Olimpíadas de 2016 em Minas Gerais

Treinamentos dos atletas da Grã-Bretanha estão sendo realizados nas dependências do Minas Tênis Náutico Clube, em Nova Lima

Divulgação/AE Photos
Ed McKeever, medalhista de ouro nos Jogos de 2012, integra a equipe que está treinando em Minas Gerais

A delegação britânica de canoagem chegou a Minas Gerais no último final de semana e fica até o dia 23 de fevereiro para treinar nas dependências do Minas Tênis  Náutico Clube, em Nova Lima. Essa é uma das muitas visitas que a equipe fará por aqui antes de vir definitivamente para treinar antes e durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Entre os atletas que participam dos treinamentos na Lagoa dos Ingleses estão o medalhista de ouro nos Jogos de 2012, em Londres, Ed McKeever, e o dono do bronze na mesma Olimpíada, Liam Heath. Além deles, Richard Jefferies, Kristian Reeves, Lani Belcher, Angela Hannah, Louisa Sawers, Hayleigh Mason, Hannah Brown, Rachel Cawthorn, Jess Walker e Coral Burkill completam a relação de atletas. Da comissão técnica, estão no Minas Náutico John Anderson, Alan Williams, Scott Gardner, Dawn Keall, Michael Mazonowicz, Alex Nikonorov, Ginny Coyles, Jonathan Smith, Michael Knott e Paul Darby-Dowman.

Entre entre as vantagens encontradas durante a estadia em terras mineiras, os britânicos encontraram a facilidade de acesso ao local dos treinos, uma vez que a comitiva está hospedada ao lado do Minas Náutico. O clima foi outro fator que agradou a todos. “Normalmente é muito frio no Reino Unido nesta época, chega a nevar. Aqui não. Está calor e muito adequado para os treinos”, destaca a canoísta Coral Burkill.

O secretário de Estado Adjunto de Turismo e Esportes, Rogério Romero, diz acreditar que a presença da delegação britânica em Minas trará benefícios para o esporte mineiro. “Temos aqui medalhistas olímpicos de um esporte com potencial de se desenvolver ainda mais em nosso Estado. A expectativa é de que os jovens, percebendo a presença de atletas reconhecidos mundialmente, busquem a prática esportiva nas mais diversas modalidades e se inspirem nos exemplos de sucesso que estarão por aqui se preparando para os Jogos do Rio”, disse.

Acordo

Minas Gerais foi o primeiro Estado do Brasil a ser escolhido por uma delegação esportiva como local de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em 2013, o governador Antonio Anastasia assinou, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) - Comitê Olímpico Britânico - para que as equipes olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para as duas competições.

O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o Governo de Minas, a prefeitura de Belo Horizonte e os centros de treinamento selecionados para prestar assessoria ao Comitê Olímpico Britânico enquanto a delegação estiver em Minas Gerais. O acordo também prevê foco especial em áreas como esportes e atividades físicas, amplo legado social, incluindo educação e legado econômic, além de outras áreas nas quais os participantes possam trocar experiências.

A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.