15h44min - 05 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 16h16min

Equipe olímpica de canoagem da Grã-Bretanha volta a treinar em Minas

Delegação britânica escolheu o Estado para se preparar para os Jogos Olímpicos Rio’2016

Visando a preparação para os Jogos Olímpicos Rio’2016, a equipe britânica de canoagem desembarca em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (6/2), para mais um período de treinamentos nas dependências do Minas Tênis Náutico Clube, na Lagoa dos Ingleses. Além do medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Edward Mckeever, os atletas Liam Heath e Jonathan Schofield, ganhadores do bronze, na mesma olimpíada, também estarão no Minas Náutico. Louisa Sawers (campeã mundial de 2014), Kristian Reeves, Jonathan Boynton, Ed Rutherford, Rachel Cawthorn, Hannah Brown, Angela Hannah, Jessica Walker, Lani Belcher, Hayleigh Mason e Rebeka Simon completam a relação dos atletas britânicos.

A comissão técnica é composta do diretor de performance John Anderson,  do técnico principal Scott Gardner e dos treinadores Alexandr Nikonorov, Robert Sleeth e Michael Knott. A equipe ficará em Minas Gerais até 25 de fevereiro. O atendimento à imprensa será agendado para um dos dias em que a delegação estará em treinamentos no Minas Náutico. Em fevereiro do ano passado, a delegação da Grã-Bretanha teve sua primeira passagem pela Lagoa dos Ingleses. O campeão olímpico esteve presente e volta para esta nova temporada de treinos.

Acordo

Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a assinar protocolo de intenções com um comitê olímpico estrangeiro para ser local de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em outubro de 2013, o Governo de Minas assinou, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) – Associação Olímpica Britânica –, para que delegações de diversas modalidades olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos em 2016.

O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Belo Horizonte e os Centros de Treinamento selecionados para prestar assessoria ao Comitê Olímpico Britânico enquanto estiverem em Minas Gerais. A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.