Minas por Região
Educação | Copa do Mundo

09h18min - 26 de Maio de 2014 Atualizado em 09h19min

Escolas da rede estadual criam eventos sobre as disciplinas e a Copa do Mundo

O mundial é referência para a realização de diferentes atividades, como festas juninas, gincanas e feiras culturais

Divulgação
A feira cultural da Escola Estadual João Alphonsus, em BH, trabalhou o tema de diferentes maneiras
A feira cultural da Escola Estadual João Alphonsus, em BH, trabalhou o tema de diferentes maneiras

Ciências, Geografia, Arte, Língua Portuguesa. A Copa do Mundo chega ao Brasil e, com ela, vêm oportunidades de aprendizado de disciplinas que permeiam o dia a dia das escolas mineiras de forma criativa e diferenciada. O mundial, que ocorrerá entre 12 de junho e 13 de julho, é referência para a realização de diferentes atividades, como festas juninas, gincanas e feiras culturais.

Na Escola Estadual João Alphonsus, em Belo Horizonte, a competição inspirou a realização da feira cultural deste ano. Não só o futebol, mas também a cultura, economia e aspectos sociais dos países que participarão da Copa do Mundo foram apresentados para toda a comunidade.

“O tema geral foi a Copa do Mundo, mas cada sala tem uma questão específica. O nosso objetivo foi tentar aproximar os alunos da questão cultural, política e social. Não é só o futebol em si”, ressalta a pedagoga da escola, Aryanne Martins Oliveira.  A educadora ressalta ainda que o tema consegue envolver todas as disciplinas. “Conseguimos envolver desde a Matemática com a análise dos gastos até a Geografia, onde trabalhamos, entre outras coisas, a questão do clima”.

A turma do aluno do 2º ano do ensino médio, Matheus Guilherme Silva Martins, ficou responsável por apresentar à comunidade a história de todas as copas e as músicas temas.“Esse tema despertou muito o nosso interesse. Fizemos uma sala dinâmica, onde além da história apresentamos também um vídeo com as músicas mais antigas”, conclui.

A última Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão foi a de 2002, realizada na Coréia e no Japão, e muitos dos alunos da escola não se lembram da competição. Segundo Aryanne Martins Oliveira esse é um dos motivos que despertam ainda mais o interesse dos alunos pelo tema. “Muitos dos nossos alunos do 9º ano do ensino fundamental não se lembram da última Copa em que o Brasil foi campeão. A partir do momento que eles estudam a história do mundial vão poder assistir aos jogos estando cientes das discussões políticas dos países”.

Na Escola Estadual Professor Zico de Paiva, em Sete Lagoas, a Copa do Mundo foi tema de uma gincana que envolveu todos os alunos.  “Trabalhamos com redações, solução de enigmas, decoração das salas e brincadeiras. Um dia antes das provas, explicávamos para os alunos o que seriam cobrados e eles ficavam livres para pesquisar. Cada tarefa valia uma quantidade de pontos”, conta a coordenadora do projeto e professora de Língua Inglesa, Gisele Diniz.

Se depender da impressão do estudante do 2º ano do ensino médio, Rhammon Lucio de Oliveira Santos, o projeto alcançou seu objetivo. “Foi muito bom fazer o trabalho. Toda a escola se dedicou muito e tivemos que pesquisar sobre todos os países. Aprendi muitas coisas que não sabia, como curiosidades sobre as outras copas e a cultura dos outros países”. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato