16h04min - 10 de Junho de 2014 Atualizado em 16h08min

Escultura do profeta Daniel é escolhida para ornar medalha em comemoração ao ano do Barroco

Obra de Aleijadinho foi a vencedora da votação popular e será usada para lembrar bicentenário de morte do artista. Estátua integra o conjunto dos Doze Profetas

A imagem que vai ser impressa em uma das faces da medalha comemorativa do Bicentenário de Aleijadinho é a da estátua “Daniel”, escultura em pedra-sabão que integra o conjunto dos Doze Profetas, localizado no adro do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, no município de Congonhas (Região Central). A obra foi escolhida em votação popular por 57% dos internautas que participaram da enquete. A estátua "Daniel" recebeu 1.280 votos, superando as outras obras colocadas em votação: Cristo com a Cruz às Costas (380 votos) e Anjo da Amargura (172). A votação ficou aberta no período de 19 de maio a 06 de junho.

O bicentenário da morte de um dos maiores mestres da arte barroca, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, se completa em 18 de novembro. Em homenagem à genialidade e à obra desse artista, a Assembleia de Minas, o Governo do Estado e parceiros organizaram uma série de eventos para este ano. Exposições, publicações especiais e encontros sobre o patrimônio cultural são algumas dessas atividades.