Casa Civil | Governo

22h44min - 25 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 09h01min - 30 de Junho de 2013

Espanha quer investir em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (25/02/11) - A secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, recebeu, nesta sexta-feira (25), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, a visita da diretora-geral da Cidadania Espanhola no Exterior, Maria Pilar Pin Veja. Ela veio conhecer os projetos mineiros, especialmente aqueles destinados à preparação de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014. Recepcionaram também a diretora, o subsecretário de Relações Institucionais, Leonardo Portela, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo e gerente-adjunto do Projeto Estruturador da Copa 2014, Éder Campos.

A secretária Maria Coeli falou dos propósitos do Estado, cujas ações são para além da Copa de 2014, lembrando a carteira de projetos estruturadores, especialmente aqueles voltados para as áreas de infraestrutura, mobilidade e projetos sociais. Destacou o modelo de gestão posto em prática no Estado, dando ênfase à gestão em rede, que é um dos pilares da atual administração, em que a Espanha tem muito a colaborar.

Éder Campos relatou os diversos projetos que o Governo de Minas Gerais tem nas áreas de infraestrutura, mobilidade, turismo, saúde e segurança voltados para o Mundial de 2014 e a preocupação com o legado que o evento deixará para o município e o Estado.

Maria Pilar falou do interesse da Espanha em participar dos projetos mineiros e de fazer investimentos no Estado. Relatou que várias cidades espanholas têm experiências que podem repassar para Minas Gerais em diversos campos de atividade. Nova rodada de negociações será realizada, nos próximos dias, entre técnicos do Governo de Minas e da embaixada da Espanha.

A diretora está em Belo Horizonte para as comemorações do centenário de fundação do Grêmio Espanhol de Socorros Mútuos e Integração. A instituição foi criada com o objetivo de fazer a união dos espanhóis aqui residentes, em torno das lembranças do país de origem, cooperação no trabalho, compartilhamento da alegria e principalmente o socorro aos necessitados.

Estiveram também presentes à reunião o conselheiro de Trabalho e Imigração da Embaixada da Espanha no Brasil, Jesús Salas Zapatero, o chefe de seção de Trabalho da Embaixada, Antônio Casas Diaz, o diretor conselheiro para América Latina da Acciona, Osvaldo Puccio Huidobro, o presidente do Grêmio Espanhol, Manuel Ramos Filho, e o cônsul honorário do Reino da Espanha em Minas Gerais, Cláudio Alvarez Lourenço.