Minas por Região
Saneamento

11h40min - 12 de Maio de 2014 Atualizado em 11h43min

Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Luzia já atende a cerca de 43 mil pessoas

Desde sua inauguração, em agosto de 2013, a Estação vem contribuindo para a revitalização da Bacia do Rio das Velhas e outros benefícios

Desde a entrada em operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santa Luzia, aproximadamente 43 mil pessoas passaram a contar com um completo sistema de esgotamento sanitário, dotado de coleta, transporte e tratamento de esgoto. Localizada no bairro Frimisa, a nova Estação iniciou sua operação em agosto de 2013.

Com investimento total superior a R$ 33 milhões, a ETE foi projetada para tratar 100% do esgoto coletado nos bairros Castanheira, Belo Vale, Duquesa I e II, Liberdade, Pérola Negra, Monte Carlo, Chácara Flamboyant, Novo Centro, Vila Olga, Gameleira, Vale dos Coqueiros, Vale das Acácias, Rosarinha, Padre Miguel, Santa Rita, Vila Iris, Morada do Rio, Rio das Velhas, Ponte Pequena, Nossa Senhora das Graças, São João Batista, Ponte, Frimisa, Santa Matilde, Quarenta e Dois, Idulipê, Santa Mônica, Vila das Mansões, Esplanada, Centro e Moreira. A previsão é que, no futuro, a Estação trate o esgoto coletado de aproximadamente 190 mil pessoas.

Dos 24.800 imóveis localizados na área de abrangência da ETE Santa Luzia, atualmente cerca de 18.200 já se encontram ligados à rede de esgoto e, consequentemente, já têm seu esgoto devidamente tratado pela Estação. E para que outros imóveis também sejam ligados, basta que os moradores cujas ruas já contem com a infraestrutura completa de redes coletoras e interceptores entrem em contato com a Copasa. A solicitação pode ser feita pelo telefone 115 ou na agência de atendimento mais próxima (avenida Raul Teixeira da Costa, 270 – loja 02, Bairro Camelos ou avenida Brasília, 1389 – loja 09, Bairro São Benedito).

Em Santa Luzia, o tratamento do esgoto já está contribuindo para a revitalização das águas dos córregos Bicas, Bambuzal e Poderoso/Baronesa, importantes afluentes do Rio das Velhas.

O sistema 

Para aperfeiçoar o sistema de esgotamento sanitário de Santa Luzia, a Copasa construiu 12 estações elevatórias de esgoto, cuja função é bombear o esgoto para a ETE, intervenção necessária em regiões localizadas abaixo do nível da Estação de Tratamento. A Companhia também está concluindo a implantação de cerca de 33 quilômetros de interceptores, sendo 22 desses responsáveis por levar o esgoto coletado na cidade à ETE Santa Luzia. Obras para implantação de interceptores ainda irão percorrer os bairros Castanheira, Pérola Negra, Vale dos Coqueiros, Vale das Acácias, Morada do Rio, Ponte Pequena e Esplanada.

Além dessa ETE, Santa Luzia conta com outras quatro Estações que já estão em pleno funcionamento. Uma delas é a ETE Cristina, responsável por tratar o esgoto coletado no Conjunto Cristina e região do São Benedito. Atualmente, cerca de 85 mil pessoas são beneficiadas com o tratamento de esgoto realizado pela Estação. Mas esse número ainda pode subir consideravelmente, já que a ETE Cristina tem capacidade para atender a uma população média de até 114 mil habitantes. As outras três ETEs atendem ao Bom Destino Norte, ao Bom Destino Sul e à Apac local.

Entenda a cobrança da tarifa de esgoto

O esgoto doméstico – que nada mais é do que a água usada – faz parte do dia a dia das pessoas sem que, muitas vezes, elas se deem conta disso. É gerado em atividades corriqueiras, como escovar os dentes, lavar louças, tomar banho ou usar o vaso sanitário. Depois de usada, o que acontece com essa água? Para onde ela vai? Em que condições é devolvida aos rios e córregos?

Na sua cidade quem também cuida dessa água após usada é a Copasa. É ela quem recolhe o esgoto das residências e imóveis comerciais, por meio de redes coletoras, e o transporta até um destino final. Para isso a empresa está à disposição 24 horas para atender as solicitações da população.

Para fazer esse serviço, a empresa precisa mobilizar uma completa estrutura humana e técnica, em atividades que incluem vistorias e instalações de poços de visita, correções de vazamentos, ligações de esgoto, substituição de tubulações danificadas e desentupimentos de redes, que impedem o retorno do esgoto para dentro das casas.

E é exatamente para custear esses serviços tão importantes e nem sempre visíveis que é cobrada a tarifa de esgoto sanitário em sua conta de água. O valor dessa tarifa corresponde a 50% do valor do consumo de água do imóvel e é definido pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). É o mesmo cobrado pela Copasa em todas as cidades em que presta serviços de coleta de esgoto e manutenção das redes.

A Copasa também está apta a fazer o tratamento de esgoto das cidades em que atua. Essa é a etapa final do serviço. A água que você usou é encaminhada a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde passa por um processo de retirada de sujeiras e, aí sim, é devolvida aos rios e córregos de forma a não prejudicar o meio ambiente. Para o serviço de tratamento, a tarifa estipulada pela Arsae-MG é correspondente a 90% do valor do consumo de água do imóvel.

Conforme compromisso assumido com o município de Santa Luzia, a previsão é que, futuramente, todo o esgoto da cidade seja coletado e devidamente tratado, beneficiando mais de 190 mil habitantes. Mas a tarifa de 90% sobre o valor do consumo de água só será cobrada a partir do momento em que o esgoto retirado de sua casa estiver sendo tratado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato