Minas por Região
Saneamento

09h22min - 31 de Março de 2014 Atualizado em 09h23min

Estação de Tratamento de Esgoto em Esmeraldas inicia operação em maio

Empreendimento vai melhorar a qualidade de vida de mais de 15 mil moradores. Foram investidos R$ 8,5 milhões na obra

A população de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai ser beneficiada com mais uma das ações da Copasa para melhoria do sistema de esgotamento sanitário no Estado. A companhia começa a operar, a partir de maio deste ano, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade. Inicialmente, serão tratados 92% do esgoto coletado. A partir de setembro de 2014, a companhia passa a tratar 100% de todo o volume recebido na estação.

O empreendimento ocupa uma área de aproximadamente 90 mil metros quadrados e terá capacidade para tratar 35,6 litros de esgoto por segundo. A estação vai atender a população dos bairros Santa Quitéria, onde está localizada, Nova Esmeraldas, Fernão Dias, São José, Bandeirantes, Belvedere, Centro (partes alta e baixa), Itapoã, Castelo Branco e Conjunto Cohab.

O sistema de esgotamento sanitário implantado no município conta com investimentos na ordem de R$ 8,5 milhões. Contempla, além da ETE Sede, três Estações Elevatórias de Esgoto - EEE (unidades que bombeiam o esgoto coletado para um ponto mais elevado, como a própria ETE ou outro posto de destinação final) e, ainda, 15065 metros de redes interceptoras (que conduzem o esgoto até a ETE).

De acordo com o superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes da Copasa, Eugênio Silva, a inauguração de mais uma ETE marca o compromisso da Copasa em garantir qualidade de vida aos mineiros. “Todos os esforços são direcionados para melhorar as condições sanitárias locais, devolvendo vida aos cursos de água e oferecendo uma realidade sustentável à população”, ressalta.

Conexões

Com a conclusão das obras, o esgoto coletado na região será encaminhado para tratamento na ETE e destinação ambientalmente correta, contribuindo para a despoluição da bacia do rio Paraopeba, para a preservação do meio ambiente e da saúde da população. Serão disponibilizadas 724 novas ligações pela Copasa, possibilitando aos moradores efetuar a vinculação do ramal interno à rede da Companhia. Considerando as conexões já implantadas, a região passará a contar com 4484 interligações no total, caso sejam feitas as adesões pendentes.

De acordo com o gerente do distrito da Copasa em Ribeirão das Neves, Ronaldo Silveira Paulinelli, a consciência ambiental da população é determinante na eficiência do sistema. “Além de interligar seus imóveis à rede externa, as pessoas também podem contribuir utilizando adequadamente a rede de esgoto, não jogando lixo e direcionando água pluvial em ramal específico”, orienta. Outra atitude que faz a diferença é limpar periodicamente as caixas de armazenamento de gordura. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato