Reforma Agrária

16h48min - 04 de Janeiro de 2007 Atualizado em 07h49min - 01 de Julho de 2013

Estado assegura recursos para o Projeto de Segurança Alimentar

O Governo de Minas, em convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social e combate à Fome, já assegurou recursos para atender, neste ano, cinco mil famílias com o Projeto de Segurança Alimentar. O PSA atende à demanda dos movimentos ligados à questão de reforma agrária em todo o Estado.

BELO HORIZONTE (04/01/07) - O Governo de Minas, em convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social e combate à Fome, já assegurou recursos para atender, neste ano, cinco mil famílias com o Projeto de Segurança Alimentar (PSA). O PSA atende à demanda dos movimentos sociais ligados à questão de reforma agrária em Minas Gerais e é integrante do Programa Estruturador Minas Sem Fome. No ano passado foram mais de 30 mil as famílias beneficiadas pelo programa, segundo dados da Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara).

O PSA tornou-se referência nacional pela forma participativa e como alternativa à distribuição de cestas básicas. Ele foi lançado pelo Estado há cinco anos, em áreas de acampamentos e pré-assentamentos de reforma agrária. O programa visa a implantação de sistemas produtivos comunitários de alimentos para auto-abastecimento em assentamentos que ainda não receberam créditos oficiais. Com isso fortalecem-se as formas organizativas dos trabalhadores.

O Projeto de Segurança Alimentar também estabelece a devolução solidária através de doação do excedente da produção, com distribuição de alimentos para outras famílias acampadas na região, bem como às creches, escolas e hospitais, criando uma rede de solidariedade local e regional.

A reunião do Fórum Gestor, que é composto por representantes de todos os movimentos sociais, foi realizada em novembro último e aprovou como indicativo a realização do 1º Seminário Inicial do Programa para este mês.