13h41min - 12 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 13h44min

Estado divulga primeiros projetos esportivos aprovados no Minas Olímpica Incentivo ao Esporte

Iniciativas selecionadas, que foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, poderão captar recursos junto a empresas contribuintes do ICMS

Vinnícius Silva
Um dos projetos selecionados prevê a participação de 2 mil atletas em competições de Mountain Bike

Os primeiros projetos esportivos aprovados pelo Comitê Deliberativo do Minas Olímpica Incentivo ao Esporte para captar recursos junto a empresas contribuintes do ICMS foram publicados nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Os projetos inicialmente foram submetidos à pré-análise da equipe técnica da Secretaria de Estado de Estado de Turismo e Esportes (Setes), que avaliou a viabilidade técnica do projeto, sendo que a decisão final coube ao Comitê Deliberativo, conforme Decreto 46.308/2013.

Com a deliberação, cada projeto recebeu uma Certidão de Aprovação, documento que contém as informações básicas sobre o projeto esportivo e o executor, bem como o prazo final para captação de recursos e de execução e os valores dos recursos relativos ao Incentivo.

Após a aprovação, tem início a fase de captação de recursos. "De posse da certidão de aprovação, o executor poderá iniciar a busca por empresas contribuintes do ICMS no Estado de Minas Gerais que tenham interesse em apoiar seu projeto esportivo, e, assim que conseguir valor suficiente, poderá solicitar à Setes autorização para iniciar a execução do projeto", diz o subsecretário de Esportes, Adenilson Sousa. Ele explica que a disponibilidade de recursos para execução dos projetos aprovados em 2014 está estimada em R$ 13 milhões.

As inscrições de projetos esportivos para o Edital Nº 02/2013 continua até dia 28 de março de 2014. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: incentivo@esportes.mg.gov.br.

Minas Olímpica Incentivo ao Esporte

O Minas Olímpica Incentivo ao Esporte é um mecanismo de incentivo à prática esportiva no Estado. Por este instrumento, contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Setes.

O processo de envio de projetos é: as instituições sem finalidade lucrativa, prefeituras municipais e órgãos da administração pública indireta devem inicialmente se registrar no Sistema e enviar um formulário de cadastro para validação da Setes, que, ao receber, fará a liberação do acesso para inserção e protocolo do projeto. Posteriormente, o executor deverá aguardar a apreciação da Equipe Técnica e do Comitê Deliberativo, sempre respondendo as diligências solicitadas. Se for aprovado, o executor poderá captar recursos para a execução do projeto junto a empresas contribuintes do ICMS, devendo prestar contas conforme definido no Decreto 46.308/2013.

Clique aqui e conheça os projetos aprovados.