Economia / Desenvolvimento

16h18min - 14 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h20min

Estado e município de Betim formalizam cooperação em PPP

Alguns projetos já se encontram em desenvolvimento no município, como iluminação pública, limpeza urbana e destinação dos resíduos sólidos

Leonardo Horta/SEDE
o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, e à direita, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio da Unidade Central de Parcerias Público-Privadas , está ampliando a cooperação com os municípios de todas as regiões mineiras. Nesta segunda-feira (14/9) foi celebrado convênio entre o Estado e a Prefeitura de Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O documento que formaliza a parceria foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, e pelo prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, na Cidade Administrativa. Rôso lembrou que o Brasil poderia ter despertado há mais tempo para essa modalidade. “As PPPs são boas soluções para atender aos interesses públicos, viabilizando melhor atendimento ao cidadão e trazendo a iniciativa privada para participar de projetos com regras claras”, disse o secretário.

A equipe do Estado, que possui know-how e mais de 10 anos de experiência, fará assessoramento gratuito aos técnicos da prefeitura em todas as iniciativas que envolvam Parceria Público-Privada (PPP). Alguns projetos já se encontram em desenvolvimento no município: iluminação pública, limpeza urbana e destinação dos resíduos sólidos, construção e operação do parque de exposições da cidade.

O prefeito Carlaile Pedrosa expôs algumas ações que vêm sendo realizadas em Betim e assegurou a importância do trabalho conjunto. “Estou muito satisfeito com o apoio do Estado, que tem acontecido com grande eficiência. Em um momento difícil como o que vivemos, precisamos exatamente de parceria e de diálogo”, disse. O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais Gustavo Horta Palhares (Finanças, Planejamento e Gestão) e Hugo Teixeira (Comunicação).

Importância das parcerias

A cooperação assinada com a prefeitura de Betim é a quarta após o Governo de Minas Gerais ter decidido compartilhar a expertise da Unidade Central de PPP com os municípios que se interessarem em desenvolver projetos utilizando essa modalidade de parceria com a iniciativa privada. “A ação conjunta com Betim também é importante para os municípios vizinhos que utilizam nossa infraestrutura e o atendimento ao cidadão”, manifestou o prefeito de Betim.

O primeiro convênio foi assinado no mês de maio com o município de Uberaba (Triângulo); o segundo com o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) contemplando 35 municípios; e o terceiro com o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), formado por 19 municípios.

Também estiveram na assinatura do convênio o subsecretário de Investimentos Estratégicos da SEDE, Fábio Castro; o coordenador da Unidade Central de PPP de Minas Gerais, Flávio Faria.