Trabalho / Social

14h00min - 30 de Junho de 2014 Atualizado em 14h18min

Estado é pioneiro no lançamento de Unidade Integrada de Atendimento ao Trabalhador

Minas Gerais apresentou, nesta segunda-feira (30/06), na região da Gameleira, em Belo Horizonte, a sua primeira UAT, no antigo espaço do Sine na capital

Divulgação/Sedese
O secretário da Sedese, Eduardo Bernis, enfatizou que a UAT é uma renovação e inovação no Brasil

Os belo-horizontinos ganharam, nesta segunda-feira (30/06), a primeira Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT). Inaugurada no Centro Público de Promoção do Trabalho (CPPT), no bairro Gameleira, na capital mineira, a nova unidade, que pertence à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), ocupa o antigo espaço destinado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). No entanto, amplia a oferta de serviços não só para os trabalhadores formais, mas também para aqueles que se encontram na informalidade e os empreendedores, que passam a contar, a partir de agora, com atendimento especial, inclusive com a disponibilização de linhas de crédito por meio da Caixa Econômica Federal.

Além da intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, do seguro-desemprego e oferta de cursos de qualificação profissional já disponibilizados pelo posto do Sine, a nova unidade também vai oferecer aos usuários a intermediação de autônomos, orientação e disponibilização do microcrédito, cadastro para vagas de emprego e capacitação (via Pronatec), bem como cursos de competências profissionais para capacitar empreendedores, trabalhadores e empregadores.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, ressaltou que Minas está fazendo história ao lançar um projeto pioneiro no país, que poderá servir de exemplo para outros estados da Federação.  “A UAT é uma renovação e inovação no Brasil, e certamente será copiada em outros estados”, destacou.

O secretário ressaltou também o compromisso e admiração pelo microempreendedor e empreendedores de pequeno porte. “Quando assumi a presidência da Associação Comercial, há cerca de 12 anos, fiz um grande trabalho para a regulamentação da Lei do Microempresário”, enfatizou, lembrando que a UAT,  em parceria com a Caixa Econômica Federal e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), poderá dar todo suporte a esse segmento.

Segundo Bernis, a ideia é levar o novo modelo da UAT às outras 135 agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado. Ele informou que a próxima unidade será inaugurada, possivelmente em agosto, no Centro de Referência da Juventude, em fase de implementação na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

O subsecretário de Trabalho, Helio Rabelo, salientou que a inauguração da UAT “é um marco no atendimento ao trabalhador na história de Minas e do Brasil”.  Ele lembrou que o Centro Público de Promoção do Trabalho (CPPT) já pode ser considerado, hoje, “o palácio do trabalhador, a casa do trabalhador mineiro”, onde também são disponibilizados à população laboratórios para formação de trabalhadores nas área de supermercado, padarias e açougue.

Segundo a gerente do Projeto Rede Mineira do Trabalho da Sedese, Lara Farah Vasconcelos, as unidades do Sine no Estado já atendem cerca de 1 milhão de trabalhadores por ano, e que a UAT Gameleira deve se tornar referência na Região Metropolitana de Belo Horizonte no atendimento a esse segmento da população. Segundo ela, a Central de Vagas deve fazer um trabalho junto às empresas do Estado para tentar ampliar o número de oportunidades de empregos para os trabalhadores.

O novo modelo de atendimento da UAT foi planejado de forma que os atendentes sejam capacitados para oferecer um atendimento qualificado aos usuários.  A gestão dos processos de atendimento foi idealizada para fornecer políticas integradas ao cidadão, de forma que ele tenha melhores oportunidades para a geração de trabalho e renda e otimização das suas condições de vida.

“A inauguração da UAT representa um marco para a política de Trabalho, Emprego e Renda de Minas Gerais, por propor a operacionalização de serviços de excelência para o cidadão mineiro que ampliem a renda e garantam oportunidades para a sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, destaca Bernis.

Além dos secretários, a inauguração contou com as presenças de representantes de entidades parceiras na realização dos cursos e intermediação de mão de obra, como o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de representantes de prefeituras mineiras, de sindicados de trabalhadores e patronais e membros do projeto Economia Solidária.