Ciência e Tecnologia

15h41min - 09 de Abril de 2014 Atualizado em 16h35min

Estado firma parceria com empresa de motores e autoriza obras no Parque Tecnológico de Uberaba

Com instalação de unidade no município do Triângulo Mineiro, instituição francesa Price Induction vai integrar o Completo Aeronáutico de Minas Gerais

Divulgação/Sectes
Narcio Rodrigues assinou acordo com empresa francesa e autorizou obras do Parque Tecnológico

Minas Gerais irá receber uma fábrica de motores de turbina a gás destinados a aviões leves. Trata-se da empresa de origem francesa Price Induction, que vai integrar o Complexo Aeronáutico de Minas Gerais e espera instalar sua unidade no Parque Tecnológico de Uberaba, que acaba de ter a contratação autorizada dos projetos de arquitetura e engenharia. Os investimentos podem chegar a R$ 160 milhões.

Em solenidade na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), nesta quarta-feira (09/04) o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinou dois documentos fundamentais para o avanço de novos projetos tecnológicos. Com a empresa Price Induction e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foi firmado um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de pesquisa conjunta em áreas que envolva a indústria aeronáutica.

No segundo documento, Narcio Rodrigues autorizou a contratação da empresa Eficiência Engenharia para elaboração de projetos executivos de urbanização e edificação do Parque Tecnológico de Uberaba. O valor é de R$ 1.827.591 para os projetos executivos do prédio institucional de 4 mil metros quadrados de área construída, que terá auditório, áreas de uso comum, escritório de gestão do parque, incubadora de base tecnológica e condomínio de empresas. O recurso contempla também plano piloto da área de 160 hectares do parque, apontando estratégias gerais de uso e ocupação dos espaços. Os valores que serão investidos pelo Estado no parque podem chegar a R$ 14 milhões.

À tarde, já em Uberaba, a Price repetiu a mesma apresentação a representantes da classe empresarial, na sede regional Triângulo da Federação das Indústrias de Minas Gerais. Posteriormente, as autoridades visitaram, dentro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o terreno onde será erguido o Parque Tecnológico e que, futuramente, abrigará a Price Induction.

Setor de turbina a gás

O interesse da Price Induction em Uberaba se justifica por ser a região onde existem articulações para se construir o Centro Nacional de Desenvolvimento de Turbinas a Gás (CNDTG). O centro contará com laboratórios de câmara de combustão, sistemas para turbinas a gás e de materiais e processos de fabricação. Entre os produtos apresentados por Bernard Etcheparre (Ceo da empresa) e o diretor da instituição no Brasil, Stéphane Brand, há um destaque para o motor DGEN380/390 que possui alto desempenho, conceito inovador, baixo custo de manutenção e baixo consumo de combustível, além de pouco ruído.

Narcio Rodrigues disse que a Fiemg foi escolhida para as boas notícias por tudo o que ela representa para Minas Gerais. O secretário falou, ainda, da expectativa de Uberaba com a Price Induction e da importância do Parque Tecnológico. Narcio destacou as diversas ações do governo mineiro no Complexo Aeronáutico com a Axis Aeroespacial como a construção da Escola Técnica do Brasil Profissionalizado, que tem a parceria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); a construção da Escola Técnica de Lagoa Santa; a conclusão do protótipo do avião Tupã que ficará pronto em 2015; e os investimentos no Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros (CNTH), em Itajubá.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, por sua vez, manifestou a sua surpresa pela grandeza do empreendimento da Price Induction e do Parque Tecnológico. Olavo comunicou a construção de uma nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Uberaba e sugeriu uma vertente para a formação de técnicos  com especialização em turbinas.

Além do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, estiveram também presentes na solenidade o coordenador do Complexo Aeroespacial de Minas, coronel Marco Antônio Sala; o diretor regional da FIEM Triângulo, Altamir Filho e o representante da Sectes no Triângulo, Karim Mauad.