Governo

10h20min - 15 de Outubro de 2015 Atualizado em 10h16min

Estado investirá recursos para identificar terras de povos tradicionais

Anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário durante posse da Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais

Divulgação/Seda
Solenidade de posse da Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais reuniu representantes dos 17 povos reconhecidos como tal na Cidade Administrativa

A população que vive às margens do Rio São Francisco será beneficiada com projeto do Governo de Minas Gerais que prevê investimentos para identificação de terras ocupadas por povos e comunidades tradicionais.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, na próxima semana, a Seda vai assinar Termo de Cooperação Técnica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para desenvolver a ação.

“Vamos investir recursos do Estado para a elaboração técnica de laudos antropológicos para que as áreas sejam destinadas às comunidades tradicionais à margem do Rio São Francisco”, diz Glenio Martins.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de posse dos 34 membros da sociedade civil, entre titulares e suplentes, da Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionaisde Minas Gerais (CEPCT-MG), realizada na tarde de quarta-feira (14/10), no Auditório JK da Cidade Administrativa.

A comissão, constituída durante a I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, que acontece na Colônia de Férias Syla Veloso do Sesc Venda Nova, está prevista pela Lei 21.147/14.

“A instituição da comissão é fundamental para acompanhar e monitorar a execução do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável desses povos no estado”, afirma Glenio Martins.

Pela lei, povos e comunidades tradicionais são os grupos culturalmente diferenciados que se reconhecem como tais e possuem formas próprias de organização social, ocupando territórios e utilizando recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica e aplicando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

Hoje, em Minas Gerais, já são reconhecidas 17 comunidades e povos tradicionais: apanhadores de flores sempre viva, artesãos do barro e tecelãs, catingueiros, ciganos, congadeiros, extrativistas, faiscadores, garimpeiros, geraizeros, indígenas, pescadores artesanais, além de povos de circo, povos de terreiros, quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros e veredeiros.

Atribuições

Conforme prevê a legislação, o mandato dos integrantes da CEPCT-MG será de dois anos, renováveis uma vez por igual período. Caberá à comissão propor as ações necessárias para a articulação, execução e consolidação das políticas relevantes para o desenvolvimento sustentável dos PCTs, estimulando a descentralização da execução dessas ações e a participação da sociedade civil.

Sua estrutura será formada pelo Plenário, Secretaria Executiva, Câmaras Técnicas, Grupos de Trabalho e Grupo Técnico e de Assessoramento.

Antes da solenidade houve cortejo de grupos tradicionais liderados pelo grupo Tambolelê e a execução do Hino Nacional em Tupi-Guarani.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, o secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ronaldo Crispim Sena Barros, o procurador chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais do Ministério Público Federal, Bruno Nominato de Oliveira, o deputado estadual Paulo Lamac, entre outras autoridades.