11h03min - 31 de Janeiro de 2014 Atualizado em 16h10min

Estado lança o módulo do transporte eletivo do Consórcio Aliança para a Saúde

Com a transferência de R$ 199.200, 23 municípios contarão com 38 micro-ônibus para o transporte de pacientes

Henrique Chendes/SES-MG
O secretário Adjunto de Saúde SES, Wagner Eduardo Ferreira, assinou a liberação dos recursos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 199.200 ao Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS) para a estruturação do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) no consórcio.  O valor investido marca o lançamento do módulo de transporte eletivo para os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, que por meio do Sistema de Transporte em Saúde (SETS) tem como objetivo garantir o deslocamento do paciente, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), para a realização de seus exames ou consultas especializadas fora de seu domicílio. Com total conforto, os veículos são equipados com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e que são monitorados via GPS.

Com a transferência, 23 municípios (Belo Vale, Caeté, Conceição do Mato Dentro, Confins, Itabirito, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Mariana, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santana do riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano), contarão com 38 micro-ônibus para o transporte de pacientes, atendendo, assim, uma população de mais de 1 milhão de pessoas.

Para o presidente do Consórcio Aliança para a Saúde, Márcio Reinaldo Dias Moreira, o SETS significa a melhoria da saúde dos municípios que contarão com o sistema. “Belo Horizonte e região metropolitana poderão contar com um serviço de qualidade e mais digno para cada pessoa que busca pela saúde e necessita ser atendida”, disse.

O secretário Adjunto de Saúde SES, Wagner Eduardo Ferreira, parabenizou a atuação e o fortalecimento do consórcio. “O Governo de Minas apoia as ações dos consórcios que unem forças para a melhoria da qualidade da saúde no Estado” disse.

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

Durante o anúncio do investimento, que ocorreu no auditório do Consórcio, localizado no prédio da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, também ocorreu a reinauguração da sede administrativa do Consórcio e a inauguração da nova sede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Minas). O Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo seu elevado potencial de disseminação e risco à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES-MG.

A Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Deise Aparecida dos Santos, falou sobre a importância do Centro. “Um dos papeis fundamentais do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) é a articulação com a vigilância em saúde e assistência. Trabalhamos em tempo real, como rede integrada de vigilância, para controlar e monitorar possíveis eventos que ameacem a saúde da população no Estado”, disse. A sede do CIEVS Minas funciona no Prédio da Superintendência Regional de Saúde, na rua Rio de Janeiro, 471, próximo da Praça Sete.