Segurança / Defesa Social

10h08min - 24 de Abril de 2015 Atualizado em 17h08min - 23 de Abril de 2015

Estado oferece condições especiais para as cidades em situações de emergência

Município tem a possibilidade de realizar compras sem o processo de licitação. A medida visa agilizar a liberação de obras e pedidos emergenciais

Municípios mineiros que têm sido afetados pela seca podem recorrer ao Estado em busca de auxílio para amenizar os efeitos da estiagem. Ao terem homologados os pedidos que declaram a situação de emergência, as cidades podem usufruir de condições especiais que vão ajuda-las a atravessar com mais tranquilidade o período adverso.

A partir do momento que é decretada pelo governo estadual, a situação de emergência permite ao município realizar compras sem o processo de licitação. A medida tem a intenção de desburocratizar a liberação de recursos e agilizar obras e pedidos emergenciais, como a aquisição de medicamentos e alimentos para a população local.

A possibilidade dos moradores resgatarem o Fundo de Garantia e o oferecimento de linhas de crédito especiais para os produtores rurais são outras vantagens. “O pedido do decreto de situação de emergência é feito pelo prefeito da cidade e, geralmente, tem validade de 180 dias”, explica o secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente-conorel Ronilson Edelvan de Sales Caldeira.

Neste ano, 79 cidades mineiras entraram com o pedido, sendo que 38 já foram homologados, 24 estão em análise da documentação e 17 foram arquivados por não atenderem aos requisitos. Dentre os requisitos está o número de pessoas atingidas, a quantidade de órgãos públicos afetados e o impacto econômico nas receitas correntes líquidas do município.

“É importante que os prefeitos prestem atenção nos requisitos. Para evitar criar expectativa e depois não ser contemplado. Um mesmo desastre pode levar ao reconhecimento da situação de emergência em uma cidade e em outra não. Temos que analisar caso a caso”, explica Ronilson Caldeira.

Para fazer a solicitação, todo o processo é digital. O prefeito deve enviar toda a documentação exigida ao Ministério da Integração Nacional, por meio do Sistema Nacional de Comunicação de Alertas de Emergências. Uma vez enviada a documentação, o Estado se encarregada de avaliar o pedido, que também pode ser direcionado à União, caso o município queira angariar recursos complementares.