Trabalho / Social

16h02min - 13 de Agosto de 2015 Atualizado em 16h28min

Estado orienta municípios mineiros para a realização das conferências de políticas para mulheres

Videoconferências estão sendo realizadas na Cidade Administrativa e transmitidas em tempo real às Uaitecs espalhadas nos 17 territórios de desenvolvimento

Sedpac/Divulgação

Gestores municipais e representantes de movimentos sociais participam, até sexta-feira (14/8), das videoconferências de políticas para as mulheres, realizadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). As reuniões são realizadas na Cidade Administrativa e transmitidas em tempo real às Universidades Abertas Integradas de Minas Gerais (Uaitecs) espalhadas nos 17 territórios de desenvolvimento criados pelo governo Pimentel.

As Uaitecs são coordenadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e oferecem à população qualificação à distância, por meio de unidades informatizadas. A expectativa da Sedpac é de que sejam beneficiados cerca de 240 gestores e representantes de movimentos sociais, o que vai contribuir para a realização das conferências estadual e municipais de políticas para mulheres.

Neste ano, os municípios mineiros têm até o dia 27 de setembro para realizarem as Conferências Municipais de Políticas para Mulheres, cujo tema é Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres. Esses eventos são de fundamental importância para o fortalecimento da participação social e a construção de políticas públicas destinadas a esse segmento da população.

Nessa etapa também são eleitas as delegadas que vão participar da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que deve acontecer em Belo Horizonte, em local ainda a ser definido, no período de 28 a 30 de outubro deste ano. Da mesma forma, na Conferência Estadual são eleitas as delegadas que representarão Minas Gerais na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada, em Brasília, entre 15 e 18 de março do próximo ano.

As demandas municipais são debatidas e consolidadas na etapa estadual e levadas à nacional, favorecendo a construção de políticas públicas mais efetivas destinadas às mulheres.

“É fundamental que os municípios se organizem, porque é a partir das necessidades e realidades das mulheres nos territórios que serão construídas as propostas que, posteriormente, serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional”, enfatiza a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Sedpac, Áurea Carolina. Segundo ela, os municípios podem fazer um evento próprio ou se organizarem em uma etapa intermunicipal, envolvendo várias cidades.

Áurea Carolina salienta que as conferências são uma oportunidade para os municípios começarem a discutir os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres, reconhecendo que há especificidades de cada região. “Uma mulher que vive no Vale do Jequitinhonha pode ter necessidades muito diferentes de uma que vive na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, completa.