14h03min - 26 de Junho de 2014 Atualizado em 14h06min

Estado vai inaugurar mais duas unidades da Uaitec na Zona da Mata

O programa é gratuito e visa à construção de um ambiente no qual as universidades possam oferecer diversos cursos à distância

Os municípios de Carangola e Manhumirim, na Zona da Mata, vão receber do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nesta sexta-feira (27/06), os novos polos de apoio presencial da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O secretário Narcio Rodrigues, que recentemente oficializou a estadualização da Fundação Fafile de Carangola, desta vez inaugura duas novas unidades rede Uaitec. A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior gratuito de qualidade em Minas Gerais.

O programa Uaitec é gratuito e visa à construção de um ambiente no qual as universidades estaduais e federais mineiras possam oferecer diversos cursos por meio de uma rede de polos de educação à distância. Todas as unidades da rede são equipadas com tecnologia de ponta que auxiliam no aprendizado dos alunos. O espaço é composto por salas de videoconferência e inclusão digital, laboratório virtual, centro de processamento de dados, núcleo de apoio ao empreendedor, dentre outros ambientes, todos construídos e montados com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Com a inauguração das novas unidades na Zona da Mata, a região passa a contar com mais opções de ensino superior e cursos diversos oferecidos à distância, realizados pela internet. Atualmente, o programa oferece gratuitamente cursos de capacitação profissional, extensão universitária, idiomas, além dos cursos livres e abertos e o pioneiro MBA em Engenharia e Inovação.

Em fase de elaboração, os cursos de graduação tecnológica estão sendo construídos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os cursos atenderão a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental), Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia de Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas), com duração de três anos.

Para ter acesso aos cursos disponibilizados na rede Uaitec basta acessar o site www.uaitec.mg.gov.br e fazer o seu cadastro. Os cursos são gratuitos e as informações específicas estão disponíveis no site.

Homenageados

Em cada uma das suas unidades, a rede Uaitec possui um Espaço Memória. O local tem o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura, ao esporte ou à produção de conhecimento. O homenageado de Manhumirim é o padre Durval Alves Botelho e em Carangola a homenagem será feita ao ministro Victor Nunes Leal.