Governador

16h17min - 09 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h32min

“Estamos aqui para ouvir e governar a Minas Gerais real”, diz Pimentel

Mais de duas mil pessoas participaram, nesta quarta-feira, em Uberlândia, da instalação do Fórum Regional de Desenvolvimento do Triângulo do Norte

“O nosso jeito de trabalhar é diferente. Estamos aqui para ouvir e governar a Minas Gerais real”. A afirmação é do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e foi feita durante a abertura do Fórum Regional de Governo – Território Triângulo do Norte, nesta quarta-feira (9/9), em Uberlândia. Mais de duas mil pessoas participaram do evento.

O governador destacou a mudança de atitude da nova gestão voltada para a participação popular e a regionalização das políticas públicas. “É um mecanismo de participação muito amplo para que, de fato, as regiões participem. Tem gente que é contra esse modelo, que quer um governo fechado dentro do Palácio da Liberdade ou do Palácio Tiradentes e de costas para o Estado. Querem que o governador não venha nas regiões e não converse com as pessoas. Esse não é o nosso modelo. O nosso jeito de trabalhar é diferente”, destacou Pimentel em seu discurso.

O governador ressaltou que, apesar das dificuldades financeiras encontradas pela nova administração e um déficit de R$ 7,2 bilhões nas contas do Estado, já foi possível avançar em vários setores, como o acordo para pagamento do Piso Nacional da Educação aos professores da rede estadual de ensino, a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para Demandas Territoriais Urbanas e Rurais e de Grande Repercussão Social (Cejus Social) e a desburocratização dos licenciamentos ambientais.

“Mesmo com as enormes dificuldades, nós já começamos a mudar Minas. Atendemos a uma reivindicação dos professores, pagando os salários. Era uma reivindicação justa e histórica. Começamos a resolver os licenciamentos parados do Meio Ambiente e começamos uma política nova de tratar as ocupações de terra. Não é com violência não, é com diálogo. Por isso criamos a mesa permanente de negociação e os movimentos sociais fazem parte dela”, disse.

O governador também ressaltou que sua gestão será voltada para os esquecidos. “Nós governamos para os esquecidos, o que não são vistos, os abandonados, desamparados, para aqueles que, muitas vezes, são humilhados. E tem gente que é contra isso e é contra nós. Temos que trabalhar para os esquecidos. Eu fiz isso a minha vida inteira, eu vou governar para os que mais precisam e eu preciso de vocês”.

Território Triângulo do Norte

Este foi o 14º Fórum Regional de Governo instalado do total de 17 que serão criados em todo o Estado. Os dados colhidos vão orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Mais de 14 mil pessoas já participaram desses encontros para a elaboração e avaliação de políticas públicas regionalizadas a partir da participação popular. “O governo tem o dever de conhecer as faces de Minas Gerais. Vamos montar grupos de trabalho para atuar de maneira articulada entre governo e sociedade”, afirmou o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha.

Já o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba (Amvap) e prefeito de Centralina, Elson Martins Medeiros, elogiou a mudança de atitude do novo governo. “É uma iniciativa brilhante de vir ao encontro do povo mineiro, ajudando nessas ações para derrubar os muros e acabar com as trincheiras que separam a nossa sociedade”, disse.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Regional Triângulo Mineiro, Luís Sérgio dos Santos, comemorou a massiva adesão popular no evento. “O fórum, para nós, é de fundamental importância, porque vai trazer os movimentos para junto do governo. Precisamos garantir a voz da população de Minas e o momento é esse, de construir o planejamento de políticas públicas. Há muito tempo estávamos precisando disso”, observou.

A luta pela reforma agrária foi o tema da representante do Movimento Popular pela Reforma Agrária, Gleiciane Wellinta. “Nós não vamos apenas participar desse momento, nós vamos ajudar a construir juntos, porque assim somos mais fortes. Não pode ser de cima para baixo. Esse espaço é nosso, do nosso povo”. Essa também foi demanda apresentada por Marcos William Campos, representante da Comissão Pastoral da Terra.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional do Vale do Paranaíba, Everton Magalhães Siqueira, defendeu ações que visem atrair indústrias para a região e o Estado, consolidando o seu desenvolvimento econômico.

Participação

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, destacou a importância da valorização do municipalismo. “A cidade não caminha sozinha. Queremos ser parceiros, discutir juntos. Precisamos dos municípios integrados para buscar o crescimento”, disse. Machado ainda ressaltou a atitude republicana do governador Fernando Pimentel ao abrir o espaço para a participação de todos os municípios. “Que o governador continue tratando todos os prefeitos sem olhar a sigla partidária. Só queremos os nossos direitos”, finalizou.

Representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Elismar Prado valorizou as ações já realizadas pela administração estadual, inclusive em parceria com o Legislativo. “É um novo modelo, uma nova atitude em administração pública. É forma de administrar a Minas real, e não a da propaganda e a da ficção”.

Participaram da solenidade dezenas de secretários de Estado, diretores de empresas ligadas ao Estado, prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, presidentes de associações de municípios e representantes de movimentos sociais.

O Território Triângulo do Norte é composto 30 municípios, divididos em três microterritórios: Ituiutaba, Patrocínio e Uberlândia.