Minas por Região
Educação

15h27min - 23 de Novembro de 2012 Atualizado em 08h54min - 30 de Junho de 2013

Estão abertas as inscrições para 50 mil vagas no ensino técnico em Minas

Inscrições para o Programa de Educação Profissional e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico começam nesta sexta-feira

Divulgação/SEE MG
Somente no Programa de Educação Profissional são ofertadas 30 mil vagas para 2013
Somente no Programa de Educação Profissional são ofertadas 30 mil vagas para 2013

Interessados em uma vaga no ensino técnico têm uma oportunidade a partir desta sexta-feira (23). Estão abertas as inscrições para a oferta de cursos no Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que, em Minas, também é coordenado pela SEE. Ao todo, são quase 50 mil vagas ofertadas em várias regiões do Estado. As inscrições ficarão abertas até o dia 17 de dezembro.

 

Para se inscrever, o interessado deve acessar a página do PEP. No ato da inscrição, ele deve informar em qual dos programas deseja concorrer a uma das vagas. Independente do programa escolhido, o candidato precisará do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para se inscrever. No caso do PEP, ele também deverá informar o número do documento de Identidade. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá fazer a solicitação no ato da inscrição, informando a necessidade.

 

A seleção dos candidatos para os dois programas será feita por meio de uma única prova que será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013. O exame será composto de questões de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos Comuns dessas duas disciplinas.

 

Quem pode concorrer

 

No PEP são ofertadas 30 mil vagas para 2013. Para participar do programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, seja pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior.

 

Já no Pronatec, as 18.533 vagas são destinas exclusivamente a estudantes. Podem concorrer alunos que, em 2013, estejam matriculados no ensino médio da rede pública (municipal, estadual ou federal), seja no ensino regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Da rede particular, só podem participar os alunos que cursam todo o ensino médio na condição de bolsista integral.

 

“O PEP hoje está mais voltado para os municípios estratégicos que estão recebendo mais financiamentos e novas empresas. Já em outros municípios, onde existem instituições do sistema S e Institutos Federais de Educação Tecnológica a oferta do ensino técnico será dada via Pronatec. Com os dois programas, o nosso leque de oportunidades é bem maior”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

 

PEP

 

O Programa de Educação Profissional oferta, em sua 7ª edição, mais de 50 cursos, em 82 municípios mineiros. Os cursos ofertados atendem a 12 eixos tecnológicos, sendo eles: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Recursos Naturais; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais e; Ambiente Saúde e Segurança.

 

No programa, a Secretaria de Estado de Educação assume o pagamento integral do curso o aluno, o que inclui o material didático. No PEP, os cursos são ofertados por instituições que integram a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.

 

Pronatec

 

No Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, as vagas são ofertadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MG) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG).

 

Existem vagas em 42 diferentes cursos ofertados em 77 municípios mineiros. Entre os cursos que compõe a oferta de vagas estão: Mecânica, Eletrônica, Química, Edificações e Alimentos. Os alunos classificados para o Pronatec recebem uma assistência estudantil para o transporte escolar, alimentação e material didático. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato