Minas por Região
Educação

15h01min - 28 de Maio de 2015 Atualizado em 15h22min

Estudantes da rede estadual intensificam preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática

A primeira fase da competição terá provas aplicadas no dia 2 de junho, terça-feira. Minas Gerais responde por quase 1,9 milhão de estudantes inscritos

Faltando menos de uma semana para a aplicação das provas da primeira etapa da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), os estudantes das escolas estaduais mineiras intensificam a preparação para a competição. As provas da olimpíada serão aplicadas no dia 2 de junho - terça-feira, em 4.569 escolas públicas de 850 municípios.

Na edição de 2014 da Obmep, Gustavo Ramalho conquistou medalha de ouro. Com a proximidade da realização das provas, o estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Jason de Morais, no município de Berilo, aumentou o tempo de estudo. “Estou me preparando bastante para fazer a prova. Estudo, mais ou menos, umas duas horas por dia. Como está chegando a data da prova, estou estudando um pouco mais”, ressalta Gustavo.

A medalha de ouro em 2014 foi a segunda conquistada pelo estudante. Na edição de 2013 da competição, ele faturou medalha de bronze na Obmep. Para este ano, a expectativa é conquistar outra medalha de ouro. “É difícil, mas pretendo ganhar outra medalha”, afirmou Gustavo.

Na última edição da olimpíada, a Escola Estadual Padre Matias, em Belo Horizonte, foi premiada com um kit esportivo. A premiação da escola está vinculada à pontuação de seus alunos seguindo critérios como número de medalhas, alunos premiados com menção honrosa e número de alunos que compareceu à segunda fase e não obteve premiação. Em Minas Gerais, foram premiadas 64 escolas públicas.

Para este ano, foram inscritos cerca de 900 alunos dos anos finais e do ensino médio da escola. Segundo a diretora, Rosália Simões Januário, a competição envolve todos os alunos. “Na nossa escola todos os alunos aptos fazem a prova. Além disso, o professor incentiva muito os alunos em sala de aula para que eles façam a prova. Na preparação, eles utilizam questões antigas da competição e faz muita relação com o dia a dia dos estudantes”.

Ao todo, 17.970.745 estudantes de todo o país se inscreveram na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Destes, 1.889.666 são mineiros.

Resolução

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais uma resolução que visa regulamentar a participação das escolas estudais na edição deste ano da Obmep. Segundo o documento, o dia de realização da prova da primeira etapa será considerado letivo para efeito do calendário escolar, desde que sejam ministradas aulas nos demais horários do turno. O documento orienta ainda que as escolas estimulem a participação dos estudantes na competição.

Clique aqui para conferir a resolução
.

Ferramentas de auxilio

Para auxiliar na preparação dos alunos, a Olimpíada disponibiliza diversas ferramentas. Os professores também podem usar vídeos, textos e questões para ensinarem a disciplina em sala de aula.

A primeira opção é o Banco de Questões, que pode ser encontrado na aba ‘material didático’ do obmep.org.br. Desde sua primeira edição, em 2005, a olimpíada disponibiliza uma série de problemas e desafios de Matemática para alunos e professores e todo esse material pode ser acessado. O objetivo do Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o aluno interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da Obmep.

Os alunos também podem ver as provas das edições anteriores da competição no site. A partir da edição de 2011, as soluções das provas estão disponíveis em vídeo, com professores explicando cada questão dos três níveis da competição.

A competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros).

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Calendário

A Obmep é dividida em duas fases. A primeira será realizada no dia 2 de junho e as provas serão aplicadas na própria escola. O dia 12 do mesmo mês será o prazo para que as escolas encaminhem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª Fase. A divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas será no dia 12 de agosto.

Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas devem indicar, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 de setembro.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.

Clique aqui e confira a programação da Obmep 2015
.

Minas na liderança

Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato