Segurança / Defesa Social

13h46min - 14 de Novembro de 2014 Atualizado em 13h44min

Evento em praça destaca Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Trânsito

Sobreviventes de acidentes e seus familiares, além da população em geral, poderão prestar uma homenagem às vítimas da violência no trânsito

O Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Trânsito será marcado pelo evento público que acontecerá neste domingo (16), na Praça Floriano Peixoto, no Bairro de Santa Efigênia, das 9h às 12h. O objetivo é reunir sobreviventes de acidentes e seus familiares, a população em geral e, sobretudo, motoristas da capital para uma homenagem às vítimas da violência no trânsito.

O encontro terá a presença das mascotes das instituições envolvidas, o abraço simbólico à praça e um minuto de silêncio (que acontecerá às 11h). A programação inclui ainda a soltura de balões alaranjados, a transitolândia, exposição de veículos danificados em acidentes e distribuição de bafômetros descartáveis e de brindes.

O evento é realizado em parceria pelas Secretarias de Estado de Defesa Social (Seds) e de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Prefeitura de Belo Horizonte, Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor) e Centro de Ensino Técnico (Centec).

Os participantes deverão levar uma rosa branca para depositar em local reservado, como símbolo de Paz e Lembrança. O evento encerra as ações da Semana em Homenagem às Vítimas de Trânsito, iniciado na sexta-feira (7), com a iluminação do obelisco da Praça Sete, por meio da parceria firmada com a Cemig.

A inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos, ocorrida na segunda-feira (10/11) e a divulgação pelo Departamento de Trânsito (Detran/MG) do balanço de Processos Administrativos de Suspensão de CNH, nesta sexta (14), também fizeram parte da semana de homenagens.

De acordo com o Armazém de Dados do Registro de Eventos de Defesa Social da Seds, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 66.044 ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas em Minas Gerais, sendo 1.544 delas com pelo menos uma vítima fatal.

A data

Em 26 de outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 60/5 para melhorar a segurança rodoviária no mundo. A resolução convida os Estados-Membros e a comunidade internacional para designar o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial de Lembrança às Vítimas da Estrada.

A celebração deste dia é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao custo dos acidentes para as comunidades e, sobretudo, para enfatizar a necessidade de começar e promover esforços para controlar este importante problema de saúde e desenvolvimento de apoio às vítimas.