Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

15h30min - 13 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h52min

Exportaminas quer ampliar a inserção das startups mineiras no mercado global

Iniciativa inédita do Governo de Minas apresentou o workshop Born to Be Global, que marca ações para a internacionalização de empresas de base tecnológica

Leonardo Horta/SEDE
A coordenadora da Exportaminas, Fernanda Cimini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery
A coordenadora da Exportaminas, Fernanda Cimini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery

A Exportaminas realizou nesta quinta-feira (13/11), no Cine Teatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, o primeiro workshop do projeto Born to Be Global, ou nascido para ser global. O seminário, que fez parte da programação do DemoDay Minas, buscou apresentar às empresas mineiras o potencial do mercado internacional para a oferta de produtos e serviços, principalmente por parte das chamadas startups (empresas de base tecnológica).

Iniciativa do SEED – Programa mineiro de Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Startups -, o evento trouxe a oportunidade para que as startups pudessem apresentar seus projetos, ampliar os negócios, além de desenvolver network. O DemoDay Minas reuniu, na capital mineira, 60 startups de várias partes do Brasil e do mundo com base em Minas Gerais, além de investidores nacionais e internacionais.

Presente na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, parabenizou os organizadores pela iniciativa que propiciou um ambiente favorável às novas ideias e à inovação para as empresas. "O Estado de Minas Gerais tem se dedicado cada vez mais a iniciativas como essa, de reunir empresas que já iniciam seus negócios voltados para a lógica das cadeias globais de valor. Esse ambiente é promissor e estimulante e fará com que cada vez mais o Estado se insira de forma segura na Nova Economia", acredita.

Representando a Fundação Dom Cabral (FDC), o professor Sherban Cretoiu destacou a necessidade de que as empresas busquem entender a dinâmica internacional, além de fornecedores e parcerias ligados às áreas de pesquisa e inovação, antes de partir para a internacionalização. "É de fundamental importância saber quem são seus concorrentes, dentro e fora do mundo. Pensar em soluções globais é a garantia de internacionalização e competitividade da sua empresa", ressalta. 

Direto de um dos escritórios da General Electric (GE) no Rio de Janeiro, o representante do Centro de Pesquisas da empresa, Lucas Malta, por meio de videoconferência deixou um depoimento para as empresas participantes. "Vivemos um momento muito importante para as empresas que trabalham ou investem em pesquisas. O investimento em pesquisa e inovação é fundamental para a inserção e sobrevivência das empresas no mercado internacional", afirma.

O evento - O Born to be Global, iniciativa inédita no Brasil, busca a internacionalização das empresas mineiras desde a sua fase inicial de criação. O projeto apoia os empreendedores na formatação de seus planos de negócios, a fim de considerar o mercado global como alvo para inserção de produtos e serviços. “O foco do projeto é fazer com que as startups e empresas de base tecnológica nasçam já com foco no mercado internacional, o que ainda não é frequente no Brasil”, afirma a coordenadora da Exportaminas Fernanda Cimini.

O projeto é dividido em três etapas. Na primeira delas, o chamado B2B, que se propõe a criar uma rede de cooperação entre jovens empresas, entidades governamentais, meio acadêmico e empresas globais. Por meio dessa rede, serão criadas novas oportunidades de negócios para produtos e serviços que ajudam a promover internacionalmente as empresas e a conectá-las às cadeias globais de valor. Na etapa final, as empresas com maior potencial para realização de negócios com o mercado internacional receberão apoio na forma de consultoria customizada.

O Born to be Global também tem como objetivo habilitar cada vez mais empresas para a exportação de produtos e serviços. Podem participar empresas mineiras com menos de 5 (cinco) anos de funcionamento, que sejam de base tecnológica e tenham recebido algum apoio institucional para inovação. Em sua primeira edição, foram inscritas cerca de 300 empresas, com 80 selecionadas para o Primeiro Workshop. Ao longo do evento, foram realizadas apresentações, rodadas de debates e mesas temáticas voltadas ao temas de empreendedorismo, internacionalização e oportunidades de mercado global.

Inovação - Com apenas dois anos de atuação, a empresa StoryMaxs, voltada para a construção de livros digitais interativos para crianças, já nasceu dentro da lógica do mercado global e atualmente é recorde de vendas de produtos pela internet para escolas norte-americanas. Presente no DemoDay Minas e no Born to Be Global, um dos sócios da empresa, Fernando Tangi conta que iniciou as atividades em São Paulo, mas que viu em Minas Gerais um ambiente favorável para desenvolvimento das atividades.

"Nosso mercado é o mundo. Queremos estar presentes em diferentes países mostrando nosso trabalho. Parabenizo o Estado, porque em nenhum lugar do Brasil existe um ecossistema tão propício ao desenvolvimento das empresas", reforçou. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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