15h46min - 22 de Julho de 2015 Atualizado em 15h48min

Exposição do projeto Moradores é aberta ao público no Circuito Cultural

Hugo Cordeiro
o secretário Angelo Oswaldo e os idealizadores do projeto Moradores

Depois de passar por três praças do traçado original de Belo Horizonte e registrar a história de aproximadamente 500 moradores, entre eles o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, o projeto “Moradores –A Humanidade do Patrimônio Histórico”, abre a sua exposição na Praça da Liberdade. A mostra gratuita ocupará a alameda central da praça e a fachada do prédio do Espaço do Conhecimento UFMG até o dia 29 das 9h às 22h.

São quatorze painéis de grande formato (4m x 2m) com retratos de moradores em P&B; uma instalação multimídia com cerca de 80 depoimentos e um filme com os bastidores da produção do projeto. Na abertura, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, explicou a essência da exposição. “A cidade não se faz apenas com ruas e edifícios, mas com moradores, que são a alma do lugar. O vínculo entre os moradores e a cidade deve provocar um sentimento de pertencimento; uma identidade entre cidadão e cidade; uma relação cultural”.

“Buscamos mesclar pessoas que representassem diversos trechos da história e regiões da Belo Horizonte de hoje e do passado. Foi um trabalho incrível, pois os depoimentos são riquíssimos e muitas das histórias contadas são joias raras. Se lutávamos para que as pessoas enxergassem suas próprias histórias como patrimônio da cidade, chagamos à exposição com a certeza de que nossa bandeira é real”, explica o Gustavo Nolasco, um dos criadores do projeto, ao lado dos fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o diretor de audiovisual Alexandre Baxter.

Entre os moradores escolhidos para estampar os retratos e depoimentos da exposição estão “anônimos” e populares, como o escritor de histórias em quadrinhos, Celton e a ex-jogadora de vôlei Marta Miraglia. Outras figuras importantes na cidade também terão suas histórias projetadas em vídeo, como Rodrigo Pederneiras, um dos criadores do Grupo Corpo, o contador de histórias Roberto Carlos, o sambista Mestre Conga, o rapper Ice Band e o locutor esportivo Alberto Rodrigues.

“É importante termos os anônimos ao lado de figuras mais conhecidas como o escritor de quadrinhos Celton, músicos de renome, artistas e até mesmo os jardineiros que cuidam há anos das mesmas praças”, destaca Desimoni.

Cartão postal modificado

Assim como feito em outras dez cidades de MG, SP, RJ, BA e PE, por onde o projeto Moradores já passou, a exposição ocupará um cartão postal de Belo Horizonte, fazendo com que a história e a memória dos moradores tenha lugar de destaque. “Vamos ocupar o mais nobre cartão postal da cidade com o seu maior patrimônio: seus moradores. Literalmente, transformaremos a Praça da Liberdade num memorial do orgulho de pertencer a BH”, explica Magalhães.

Durante a noite, no conjunto da exposição, uma projeção traz a emoção das histórias daqueles moradores contadas por eles mesmos. Já durante o dia, uma tenda ficará livre para que outras pessoas possam gravar seus próprios depoimentos e enviar para as redes sociais do projeto (www.facebook.com/projetomoradores).

No dia 26, de 9hàs 17h, será montado um varal fotográfico na Praça da Liberdade. Nele, todas as cerca de 500 pessoas fotografas poderão retirar gratuitamente uma cópia da fotografia feita nas tendas do projeto.

Debate e catálogo

Para ampliar a discussão sobre a questão da memória pessoal como patrimônio, o projeto promoverá uma Roda de Conversas no sábado (25/7), no Memorial Minas Gerais Vale, com a participação da presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), Michele Arroyo e do historiador e um dos maiores estudiosos do patrimônio imaterial, do folclore e da cultura popular de Belo Horizonte, Carlos Felipe Horta.

No mesmo evento, será lançado o catálogo da exposição com a história de 18 moradores.“O objetivo é deixar um belo documento que simbolize todo este nosso trabalho em Belo Horizonte, que já se mostrou grandioso, emocionante e necessário”, explica Nolasco.

Esta etapa do Projeto Moradores foi realiza da com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Teve o patrocínio da Casa UNA e a parceria do Governo de Minas, do Iepha/MG, do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, do Memorial Minas Gerais Vale, do Espaço do Conhecimento UFMG e do Centro Fotográfico. Contou com o apoio do restaurante Bem Natural.

O Projeto Moradores é uma criação do coletivo NITRO + Alicate e já passou por dez cidades de cinco estados brasileiros. Trata-se de uma ação de Educação Patrimonial e manifesto de ocupação urbana pela valorização das identidades culturais e da memória das pessoas como patrimônio imaterial singular de cada uma das cidades brasileiras.

Serviço:

Roda de Conversas e lançamento do catálogo da exposição

Local: Memorial Minas Gerais Vale–Circuito Cultural Praça da Liberdade

Data: 25/07, sábado, às 11h