Gestão | Segurança / Defesa Social

12h38min - 16 de Outubro de 2014 Atualizado em 13h37min

Familiares de detentos utilizarão UAIs para cadastro de visitas

Medida vai trazer comodidade e conforto aos familiares de detentos de 19 unidades prisionais do Estado

Parentes de cerca de 14 mil detentos de 19 unidades prisionais do Estado poderão utilizar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) como o cadastramento de visitas aos detentos nos presídios (íntima, social e assistida); atendimento social aos familiares e entrega de documentos dos presos. A primeira unidade a oferecer os serviços será a UAI de Montes Claros, onde o piloto do modelo será implantado ainda em 2014. A iniciativa foi formalizada nesta quinta-feira (16/10) pelos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli. Com a assinatura do convênio, serão iniciadas as contratações e os treinamentos para oferecer os serviços nas UAIs.

Com a implantação desses serviços nas UAIs, os familiares não precisarão comparecer ao presídio para realizarem cadastramento de visitas ou para solicitar documentos referentes a algum detento. Além disso, as UAIs também vão oferecer atendimento de assistente social, realizado por meio de agendamento.

O secretário Marco Antônio Romanelli falou que esse é mais um passo importante que o Governo de Minas dá em direção à humanização do sistema prisional. “Isso representará mais agilidade e conforto para os familiares de detentos. Haverá também a diminuição do fluxo de pessoas na porta das unidades prisionais, contribuindo também para um aumento da segurança”, afirmou o secretário.

A iniciativa inovadora foi destacada pela secretária Renata Vilhena. “As Unidades de Atendimento Integrado têm um alcance muito grande e estamos sempre buscando inovar por meio da oferta de novos serviços. Fazemos o monitoramento do atendimento nas unidades e o índice de satisfação é muito positivo. O nosso objetivo é atender todos os mineiros ofertando serviços mais simples e melhores”.

O trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado terá a orientação do Núcleo de Atendimento à Família (NAF), ligado à Seds, que presta serviço de atendimento à família de presos desde 2011. O NAF funciona no Centro de Belo Horizonte e atende sete unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os diretores-gerais e diretores de atendimento das 19 unidades prisionais, situadas nos 11 municípios selecionados também serão referência para os profissionais que atenderão nas UAIs.

Expansão

A partir da aprovação do piloto pelas secretarias, a previsão é que os serviços sejam expandidos para as UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.

Relação das 19 unidades que serão atendidas pelo convênio

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp Betim)

- Presídio de Ibirité

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Contagem (Ceresp Contagem)