12h12min - 24 de Junho de 2013 Atualizado em 09h15min - 01 de Julho de 2013

Famílias do Vale do Jequitinhonha recebem novas casas da Cohab Minas

Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas foram contemplados com 6 mil casas populares nos últimos oito anos

Vagner Luiz
Mutuárias da Cohab Minas recebem as chaves da casa própria em Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha

Os municípios de Mata Verde e Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha, receberam neste sábado (22) e domingo (23), 70 casas populares da Cohab Minas, construídas em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida e as prefeituras locais. As chaves dos imóveis foram entregues durante solenidade de inauguração dos conjuntos habitacionais, com a presença de representantes da Cohab Minas, autoridades locais e lideranças políticas.

Com os novos imóveis, já chegam a 6 mil casas populares entregues pela Cohab Minas em 88 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e Norte do Estado, desde 2005. O investimento total nesses empreendimentos soma R$ 153 milhões. Até o fim de 2014 serão entregues mais 3 mil casas em 81 cidades dessas regiões.

“A construção dessas casas contou com recursos do Governo de Minas, com contrapartida das prefeituras e recursos do governo federal. É o trabalho de parceria que permite a gente chegar a um momento como esse, de entrega de chaves”, afirmou o representante da Coahb Minas, José Hertz, durante a solenidade de inauguração em Rio do Prado.

Em Mata Verde, município que conta com 8 mil habitantes, foi inaugurado no sábado (22) o Conjunto Habitacional Alvorada III, com 40 casas, sendo que 30 delas serão ocupadas por mulheres que são chefes de família. O investimento no empreendimento soma R$ 1,8 milhão, sendo R$ 631 mil em recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), do Governo de Minas. O restante dos recursos é do Programa Minha Casa, Minha Vida, e prefeitura. Este é o terceiro conjunto da Cohab Minas no município. Entre 2009 e 2011 foram entregues 80 casas.

No domingo (23) foram inauguradas 30 casas nos conjuntos habitacionais Germino Marciano dos Santos e Florisvaldo de Almeida Cruz, em Rio do Prado, que vão abrigar 120 pessoas. O investimento total nas casas foi de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 697 mil em recursos do Governo do Estado, R$ 390 mil do Programa Minha Casa, Minha Vida, e R$ 90 mil de contrapartida da prefeitura.

“As tarefas de Deus tardam mais não falham. Demorou mas hoje nós estamos realizando nosso sonho. Estou muito feliz”, comemora a nova mutuária da Cohab Minas, Nilza Gonçalves, umas das mulheres que receberam as chaves da casa própria em Rio do Prado.