12h13min - 31 de Março de 2015 Atualizado em 16h23min

FAOP convida comunidade a participar da confecção de tapetes devocionais em Ouro Preto

Tradição de enfeitar o trajeto da Procissão da Ressureição na cidade tem mais de 280 anos. Todos podem contribuir

Luiza Magalhães
Moradores se unem na confecção dos tapetes em Ouro Preto, tradição que remete à reinauguração da Matriz do Pilar, em 1733

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) convida a comunidade para participar da ornamentação das ruas da cidade com a montagem dos tapetes devocionais no Sábado de Aleluia (4/4), a partir das 20h. Os tapetes embelezam o caminho da Procissão da Ressurreição que acontece no Domingo de Páscoa.

Tradicionalmente, moradores das casas que ficam no trajeto da procissão fazem desenhos com temas religiosos em frente às suas residências. Os quadros são feitos com serragem, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro e cal. Moldes de madeira são disponibilizados para ajudar a fazer as formas.

Este ano, cerca de 80 funcionários, professores e alunos da FAOP auxiliam o processo. Já estão confirmadas cerca de 400 pessoas, entre representantes de instituições da cidade, servidores da prefeitura e cidadãos ativos nas comemorações da Páscoa no local.

Expressão da fé

A arte de fazer os tapetes devocionais é uma expressão coletiva em que as serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens. A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos se perde no tempo e pode ser relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos para a sua passagem.

Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da Matriz do Pilar, no ano de 1733, há 282 anos. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, foi incorporada e aplicada durante as liturgias das Semanas Santas e de outros eventos religiosos com o passar dos anos.

Programa Tapete +Arte

A Fundação oferece palestras, cursos e oficinas abertas a toda a comunidade ouro-pretana e demais interessados ao longo do ano. O objetivo é difundir e valorizar a tradição. Para isso, a FAOP criou o programa Tapete +Arte, que leva os tapetes devocionais para outros espaços como galerias, museus, e outras cidades do país e do mundo, como aconteceu na França em 2012.