Minas por Região
Ciência e Tecnologia

09h00min - 23 de Novembro de 2014 Atualizado em 11h17min - 21 de Novembro de 2014

Fapemig começa a atuar em sua nova sede a partir desta segunda-feira (24/11), no bairro Horto

Estrutura, com projeto moderno e ambientalmente eficiente, é composta por quatro prédios administrativos e centro de convenções para 1.200 pessoas

A partir de segunda-feira (24), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) começará a atender em novo endereço: Av. José Cândido da Silveira, nº 1.500, Bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte. A nova sede, construída no local, se destaca pelo projeto moderno e ambientalmente eficiente.

De acordo com o presidente da fundação, Mario Neto Borges, a nova estrutura veio para se adequar à atual realidade da Fapemig. As atividades desenvolvidas pela Fundação cresceram muito devido, principalmente, ao repasse regular de seu orçamento. “Outro fator que contribuiu para a expansão da agência foi a aprovação da Lei de Inovação, que abriu portas para que a Fapemig atuasse também no estímulo à inovação no setor empresarial e com entidades internacionais, facilitando o intercâmbio e a realização de projetos em conjunto com grupos estrangeiros”, destaca Borges.

Moderna e eficiente

A nova sede da Fapemig ocupa uma área de 10 mil metros quadrados e ganha destaque por sua arquitetura inteligente, combinando sustentabilidade e praticidade. Concebido para oferecer o máximo de conforto com gasto mínimo de energia, a unidade conta com quatro prédios administrativos e um centro de convenções com capacidade para 1.200 visitantes. Dispositivos de alta tecnologia “dão vida” ao prédio, que contará com controle automático de luminosidade, temperatura e com uma planta de energia fotovoltaica que irá gerar energia. “A nova sede, com suas instalações que utilizam as mais modernas e avançadas tecnologias de edificação, irá se tornar a casa da ciência mineira”, aponta o presidente.

Os recursos investidos na obra são originários de imóveis que a Fapemig herdou de governos passados e cuja venda foi autorizada pelo Conselho Curador da Fundação e pela Assembleia Legislativa de Minas, por meio da Lei nº 19.243/10. Dessa forma, as atividades fim da agência não foram prejudicadas. Para o presidente, a construção da nova sede é um marco na história da fundação que, em 2016, completará 30 anos. “A nova sede, assim como a recente aprovação de seu estatuto, fortalece a Fapemig e garante a continuidade de um trabalho que, no fim, beneficia toda a sociedade”, pontua.

Cidade da Ciência

A nova sede da Fapemig faz parte do projeto batizado como Cidade da Ciência e do Conhecimento. Esse é um complexo urbano moderno dedicado a promover a convergência e a convivência de instituições diversas ligadas a pesquisa e inovação. A região abrange os bairros Cidade Nova e Horto e já conta com as sedes do Senai/ Cetec, do Centro de Formação e Experimentação Digital (Plug Minas), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além do Museu e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da incubadora de empresas Habitat, da Fundação Biominas. Futuramente, a região também abrigará a nova sede da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato