Minas por Região
Ciência e Tecnologia

10h50min - 17 de Junho de 2015 Atualizado em 10h50min

Fapemig divulga pesquisa sobre ciência e tecnologia em Minas Gerais

A amostra ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões de Minas, que representam a população com idade superior a 16 anos

A Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulga no próximo dia 24 de junho os resultados da primeira pesquisa que mede indicadores da opinião pública sobre ciência e tecnologia no Estado. O trabalho foi realizado pela UFMG – por meio do Observatório Incite –, com o apoio da Fapemig.

A metodologia usada no estudo é inovadora, o que permitiu produzir perguntas e escalas de respostas bem calibradas e comparáveis internacionalmente. O trabalho também acrescentou indicadores específicos para o Brasil e Minas Gerais, além de variáveis ligadas ao contexto de vida e aos valores morais e políticos dos entrevistados.

A amostra ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões de Minas, que representam a população com idade superior a 16 anos. O grau de precisão é de 95%, com erro amostral de 2% para mais ou para menos.

Entre os principais resultados  o destaque é que cidadãos e cidadãs de Minas Gerais declaram ter interesse por temas científicos e tecnológicos (C&T, medicina e saúde, meio ambiente), comparável com as médias nacional, europeia e dos EUA.

Além disso, os mineiros confiam nos cientistas e atribuem valor e prestígio à profissão de cientista. Também são vistas de forma positivas as instituições que fazem pesquisa científica ou tecnológica no estado, bem como a qualidade em geral da C&T no Brasil.

A maioria da população afirma que C&T traz mais benefícios do que malefícios para a humanidade, ou até mesmo só benefícios. Mas, não por isso, a visão dos mineiros é simplista ou acrítica.

Outro destaque é que a maioria dos mineiros aponta que deveria haver maior investimento de pesquisa em medicina, sendo que as pessoas com maior nível de escolaridade apontam, ainda, a importância de investimento em energias alternativas e, as de menor nível escolar, enfatizam a importância do investimento em agricultura. 

Por fim, descobriu-se que o otimismo, ou o pessimismo, das pessoas sobre os benefícios e os riscos do desenvolvimento técnico e científico não é determinado pelo grau de escolaridade ou pela renda. Algumas das atitudes, ao contrário, se tornam mais cautelosas ou críticas entre pessoas de alta escolaridade.

A região e o contexto de moradia, o interesse de cada pessoa em C&T e seu consumo de informação, bem como os valores e o posicionamento moral, são fatores mais importantes para formar a opinião das pessoas sobre diversos aspectos da C&T.

Serviço:

Evento: Café com Jornalistas – Apresentação dos resultados da primeira enquete de Percepção Pública da C&T de Minas Gerais

Data e horário: 24 de junho, quarta-feira, às 9h30

Local: Fapemig – Av. José Cândido da Silveira, 1500 – Horto.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato