Ciência e Tecnologia

14h23min - 24 de Abril de 2015 Atualizado em 14h22min

Fapemig e Embraer apresentam edital em parceria no setor aeronáutico

Workshop promovido pela Fapemig tirou dúvidas dos pesquisadores, que também conheceram as demandas do edital

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) promoveu nesta sexta-feira (24/4) o workshop sobre o Edital 05/2015 FAPEMIG/Embraer para pesquisa na área do setor aeronáutico. O encontro ofereceu a oportunidade para os pesquisadores conhecerem as demandas do edital e tirarem suas dúvidas.

Segundo Carlos Hilário, engenheiro de desenvolvimento de produto da Embraer, a ideia do workshop é explorar as linhas temáticas do edital, que foram selecionadas por estarem alinhadas às estratégias da instituição.

O evento também contou com a presença do presidente da fundação, Evaldo Vilela, que reforçou a satisfação da parceria com a Embraer. “Ser parceiro da Embraer é uma alegria. Estamos fazendo um esforço para promover a inovação com as empresas e dentro disso, temos nos valido de editais cada vez mais democráticos, oferecendo oportunidades para todos”, diz.

Investimento

O investimento total será de R$ 1 milhão e o objetivo principal é estimular a produção de conhecimento e criar competências para o setor aeronáutico de Minas Gerais. A submissão das propostas deve ser feita por meio do sistema eletrônico Everest (http://everest.fapemig.br), até as 17h do dia 12 de maio 2015. Dúvidas podem ser enviadas para a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br.

O edital visa ao financiamento de projetos de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias alinhadas aos interesses da empresa do setor aeronáutico, de acordo com as linhas de trabalho, a saber:

- Captação de energia (Energy harvesting);

- Controle de escoamento;

- Célula combustível;

- Otimização de missões complexas para aviação comercial;

- Configurações alternativas de aeronaves com propulsão distribuída;

- Eficiência energética de arquiteturas de propulsão híbrida;

- Gerenciamento de energia térmica.