Minas por Região
Ciência e Tecnologia

15h33min - 02 de Julho de 2014 Atualizado em 15h36min

Fapemig promove reunião para apresentar resultados das Redes de Pesquisa Científica

O Programa de Apoio às Redes de Pesquisa terá continuidade e visa incentivar e apoiar a formação de Redes em áreas estratégicas e relevantes para Minas Gerais

A nanotecnologia tem sido aplicada para o desenvolvimento de formulações farmacêuticas inovadoras, principalmente na área de saúde humana e animal. A escala nanométrica confere aos sistemas carreadores de fármacos a capacidade ampliada de promover sua permeação, por meio de membranas biológicas. Essa abordagem já resultou no rejuvenescimento de fármacos convencionais, o que permitiu aumentar sua biodisponibilidade e sua eficácia e, ainda, reduzir sua toxicidade.

Em Minas Gerais, quatro instituições e 41 pesquisadores constituem a Rede Mineira de Pesquisas em Nanobiotecnologia. A Nanobiomg é uma das 13 apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).  Nesta quinta-feira (03/07), às 14h30, seus representantes se reunirão na Fundação para apresentar os resultados alcançados até o momento e assinar os Termos de Outorga para a continuidade de seus projetos.

Os grupos da Nanobiomg investem em projetos destinados ao preparo de produtos nanobiotecnológicos para fins de aplicação terapêutica nas áreas de doenças infecciosas, parasitárias e de tratamento de câncer, bem como identificação de tumores, processos inflamatórios e/ou infecciosos. Com o apoio da Fapemig, desde a sua criação a Rede tem se dedicado à execução conjunta dos projetos de pesquisas, permitindo, assim, a geração de conhecimentos científicos e de novas tecnologias.

O investimento nos novos projetos ultrapassa os R$18 milhões. O presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, comenta que o Programa é uma iniciativa única e pioneira em nível de fomento estadual. “Os resultados de sucesso têm demonstrado a importância de termos programas de longa duração e o financiamento assegura cada fase de forma que as pesquisas de excelência possam trazer avanços para o Estado e para o País”, afirma.

Redes de Pesquisa

O Programa de Apoio às Redes de Pesquisa visa incentivar e apoiar a formação de Redes em áreas estratégicas e relevantes para Minas Gerais. É fundamental que as propostas contribuam para o avanço das fronteiras do conhecimento, bem como para o fortalecimento da capacidade instalada nas entidades de ciência, tecnologia e inovação (ECTIs).

A Nanobiomg já desenvolveu, por exemplo, a Cisplatina Lipossomal, para terapia do câncer, e o Glucantime Lipossomal, que permitiu pela primeira vez alcançar a cura parasitológica em cães acometidos com leishmaniose visceral. Segundo Fréderic Jean Georges Frézard, coordenador da Nanobiomg, a constituição e a consolidação da Rede permitiu um incremento significativo na produção científica e tecnológica relacionada ao uso de diferentes nanossistemas.

As redes beneficiadas que serão beneficiadas pelo repasse são: Rede Mineira de Biomoléculas, Rede Genoma de Minas Gerais, Rede Mineira de Nanobiotecnologia, Rede Mineira de Farmacologia e Toxicologia, Rede Mineira de Bioterismo, Rede Estadual de Biotecnologia para o Agronegócio, Rede Mineira de Propriedade Intelectual, Rede de Pesquisa em Oncologia de Minas Gerais, Rede Mineira de Química, Rede de Teleassistência de Minas Gerais, Rede de Doenças Infecciosas de Minas Gerais, Rede Mineira de Toxinas com Ação Terapêutica e Rede Mineira de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais.

Serviço:

Reunião das Redes de Pesquisa Científica

Data: 03 de julho

Local: Auditório da Fapemig
( Rua Raul Pompéia, 101 – 12º andar – Bairro São Pedro – Belo Horizonte)

Horário: 14h30
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato