10h13min - 27 de Outubro de 2014 Atualizado em 10h12min

Fapemig realiza mudanças no Programa de Capacitação de Recursos Humanos

A submissão do Plano Operativo Anual e de todos os treinamentos deverá ser feita unicamente pelo sistema Everest

Para melhorar o alinhamento entre o planejamento estratégico da instituição credenciada e seu plano de desenvolvimento de pessoal, voltado para a área de ciência e tecnologia, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está realizando modificações nas diretrizes e procedimentos operacionais no Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH). A submissão do Plano Operativo Anual (POA) e de todos os treinamentos deverá ser feita unicamente por meio do sistema Everest.

Segundo o chefe do Departamento de Programa de Bolsas da Fapemig, Fabiano Valentim, a utilização do sistema agiliza o processo de envio das propostas, análise de documentação e julgamento das câmaras. “O novo procedimento permite maior controle sobre os auxílios concedidos e coleta dados importantes para tomada de decisão, como: quantidade e qualidade das mudanças demandadas pelas instituições, histórico de beneficiários do programa e histórico de concessões”, comenta.

A mudança passa a vigorar em 2015, mas a submissão do POA que será apresentado em novembro deste ano é considerada apoio de 2015 e já entra na nova regra. As alterações visam simplificar o processo de submissão e tornar o Programa mais transparente, facilitando a interação entre a Fapemig e as instituições executoras e gestoras e servindo como veículo eficaz de fortalecimento da área científica, tecnológica e de inovação das instituições beneficiárias.

Fabiano ainda ressalta que esse novo procedimento pretende dar mais clareza às normas do programa e melhorar o acompanhamento e controle dos auxílios por parte das instituições e, também, da Fundação. As mudanças poderão ser consultadas no Manual do PCRH. Será encaminhado, também, aos responsáveis o tutorial para preenchimento dos POA no sistema Everest.