Trabalho / Social

09h35min - 13 de Junho de 2014 Atualizado em 10h30min

Feira de Economia Solidária oferece programação cultural durante a Copa do Mundo

Cerca de 30 barracas foram disponibilizadas para a comercialização de produtos artesanais produzidos por empreendimentos coletivos

Os visitantes do Festival Savassi Cultural, programação que vai oferecer uma série de atrações como música, artes e gastronomia durante a Copa do Mundo, terão a oportunidade de conhecer a Feira de Economia Solidária. O evento acontece até o dia 13 de julho na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi) em Belo Horizonte.

A Feira é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com os membros da Agenda Mineira de Trabalho e Emprego Decente (Fiemg, Fecomércio, Faemg, Centrais Sindicais e membros do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária). A abertura oficial da Feira acontece nesta sexta-feira (13/06), às 14h, com a presença do secretário da Sedese, Eduardo Bernis.

Além de divulgar boa parte da cultura mineira, a feira é uma oportunidade de mostrar aos turistas e belo-horizontinos as diversas formas de manifestação da economia solidária. Cerca de 30 barracas foram disponibilizadas para a comercialização de produtos artesanais, roupas, alimentos e até materiais de higiene e limpeza, produzidos por empreendimentos coletivos como cooperativas e associações que integram a economia solidária no Estado.

A economia popular solidária é compreendida como o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizados e realizados solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma coletiva e autogestionária. Nesse conjunto de atividades e formas de organização destacam-se quatro importantes características: cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade.