15h00min - 12 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h06min

Feira livre em São Francisco de Sales, no Triângulo Mineiro, mobiliza a agricultura familiar

A implantação da feira, parceria entre Emater-MG e prefeitura, contribui para a comercialização de produtos variados e incentiva os pequenos produtores locais

Leonardo Santana
Hortaliças, queijos, quitandas e doces são alguns dos variados produtos à disposição do consumidor na feira livre

Oferecer um espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação de uma feira livre no município de São Francisco de Sales, no Triângulo Mineiro. A iniciativa conta com a parceria da prefeitura e a expectativa é que a ação estimule a venda de produtos da agricultura familiar no município.

A feira funciona no centro da cidade aos domingos pela manhã, desde a sua inauguração, no início deste mês. A Prefeitura de Francisco de Sales cedeu o espaço para os produtores e é responsável pelos gastos com água e energia elétrica.

Segundo o prefeito, José Sebastião de Oliveira, a iniciativa visa “incentivar o pequeno produtor rural e a agricultura familiar no que se refere à produção e, ao mesmo tempo, fornecer à população do município produtos de qualidade a preços mais acessíveis”, aponta.

Por meio do programa estadual Minas Sem Fome, a Emater-MG repassou aos produtores um kit de feira livre contendo dez barracas, 20 jalecos e duas balanças digitais. A Emater-MG atua na organização e orientação técnica dos feirantes. A Empresa também foi a responsável pela mobilização e incentivo aos produtores para a criação da feira.

“Os agricultores familiares de São Francisco de Sales, agora, poderão oferecer seus produtos diretamente ao consumidor, gerando mais renda. Já o consumidor pode comprar alimentos de qualidade e ter certeza da procedência dos produtos”, diz o extensionista da Emater-MG, Leonardo Santana.

Na feira, o consumidor encontra variados produtos, como hortaliças, queijos, quitandas e doces. A implantação do espaço beneficiou cerca de trinta famílias. A expectativa do grupo é que a feira se torne um importante ponto de comercialização nos próximos anos. Os produtores, com a orientação e suporte técnico da Emater-MG, também pretendem criar uma associação. “Com isso, o grupo fica mais forte, mais competitivo, ganha em representatividade, busca mais qualidade e consegue melhores resultados”, afirma Santana.

Minas Sem Fome

O Minas Sem Fome é um programa do Governo de Minas, gerenciado pela Emater-MG, com o objetivo de implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando à melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional.

A Emater–MG é responsável pela mobilização dos agricultores, assistência técnica, compra e distribuição dos insumos. Nos últimos dois anos, o Minas Sem Fome beneficiou 250 mil agricultores com projetos de horticultura, avicultura, apicultura, abastecimento de água e outros. Entre 2010 e 2013, o programa distribuiu 114 kits de feira livre, beneficiando 2.280 agricultores em 111 municípios.