Agricultura

14h55min - 09 de Junho de 2014 Atualizado em 14h56min

Feiras de touros do Pró-Genética fortalecem rebanhos do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba

Programa coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento facilita aquisição de reprodutores para melhorar a qualidade do gado de corte e de leite

Oito reprodutores bovinos de alta qualidade foram comercializados na Feira de Touros do Pró-Genética, realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Parque de Exposição JK, em Ituiutaba (Triângulo Mineiro), dentro da Feira Comercial, Industrial e Agropecuária do Pontal (1ª Feciacro). Os compradores tiveram crédito facilitado e orientação dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para adquirir os animais indicados para seus plantéis.

Segundo Rodrigues Esteves de Melo, extensionista local da Emater-MG, foram vendidos sete touros Nelore e um Gir Leiteiro pelo valor total de R$ 40 mil. “A qualidade dos animais foi previamente avaliada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)”, explicou. Melo ainda disse que os produtores manifestaram interesse também por outras raças, como Girolando e Tabapuã.

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) foi criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A importância da iniciativa foi destacada pelo coordenador do Minas Leite pela Seapa, Rodrigo Venturin, ao falar na 1ª Feciagro sobre Sistemas Sustentáveis de Produção.

“A busca da qualidade é de fundamental importância para o desenvolvimento da atividade leiteira”, ressaltou. De acordo com o coordenador, o Minas Leite trabalha com a parceria de instituições privadas do setor e prefeituras e atende atualmente a 1.301 estabelecimentos de agricultura familiar (com produção média diária de até 200 litros de leite). Os produtores, orientados pelos técnicos da Emater-MG, vinculada à Seapa, utilizam tecnologias simples e de baixo custo, voltadas para a melhoria da produtividade e participam da difusão do programa.

Já o coordenador técnico estadual de Bovinocultura da Emater, José Alberto de Ávila Pires, avaliou na 1ª Feciagro as possibilidades de fortalecimento dos segmentos de Girolando e Gir Leiteiro em Minas por intermédio do Pró-Genética. “O programa pode ajudar os produtores a introduzir essa tecnologia de ponta em suas propriedades”, disse. Ávila Pires ressaltou que as feiras do Pró-Genética representam excelente oportunidade para os criadores agregarem qualidade aos seus plantéis de corte e de leite, considerando que o preço médio de um touro equivale à cotação de 40 a 60 arrobas de boi gordo.

“O Pró-Genética busca o aumento da participação de reprodutores de genética comprovada nos plantéis mineiros. Temos 24 milhões de cabeças de bovinos no Estado, sendo cerca de 10 milhões de fêmeas em reprodução e novilhas. Essas fêmeas têm a cobertura de 330 mil touros e cerca de 30 mil atualmente apresentam o padrão Pró-Genética”, acrescentou Ávila Pires.

“Por isso, a Seapa tem procurado incrementar as feiras e os leilões de touros do Pró-Genética”, prosseguiu o coordenador. Ele informou que, em 27 de junho, será realizada mais uma feira do programa, desta vez em Coromandel, na região do Alto Paranaíba. “Serão oferecidos pelo menos 30 reprodutores e existe a expectativa de uma grande movimentação de pecuaristas e técnicos, porque será realizada em seguida, no período de 2 a 6 de julho, a exposição agropecuária municipal”, destacou.

Melhoria da qualidade

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, o aperfeiçoamento dos rebanhos interessa inclusive aos municípios que já se destacam com rebanhos de alta qualidade, como Coromandel, classificado como a quinta maior bacia leiteira do Estado, com produção anual da ordem de 111,3 milhões de litros. “O Pró-Genética tem efeito estimulador, alcançando também, nesse caso, o rebanho comercial dos pequenos produtores de leite e de carne”, ressalta.

Merlo ainda diz que existe a expectativa de fortalecimento da pecuária mineira com o Pró-Genética Leite, que começou a ser implementado no Governo Anastasia. A nova iniciativa, anunciada pelo governador Alberto Pinto Coelho na Expozebu 2014, contará com a parceria da ABCZ e da Associação do Girolando, visando à reposição de matrizes leiteiras.

Em 2013, o Pró-Genética realizou 43 feiras e leilões, possibilitando a comercialização de mil reprodutores com qualidade garantida pela ABCZ. Para este ano estão programados 45 eventos. O programa tem a parceria de prefeituras, sindicatos dos produtores rurais, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).